Charles Leclerc, o piloto de Mônaco representando a Ferrari, está otimista de que a equipe de Fórmula 1 resolveu com sucesso o grave problema de freio que prejudicou seu desempenho durante o Grande Prêmio do Bahrain no último fim de semana. Apesar de se classificar em segundo lugar, Leclerc não conseguiu desafiar os Red Bulls devido a problemas significativos nos freios de seu carro. As temperaturas dos freios dianteiros atingiram um impressionante “100 graus de diferença”, resultando em uma perda de seis décimos por volta nas fases iniciais da corrida. O companheiro de equipe de Leclerc, Carlos Sainz, também enfrentou problemas de superaquecimento nos freios durante o evento. No entanto, Leclerc esclareceu que seu problema não foi causado por superaquecimento e foi um novo incidente para a Ferrari. Ele expressou confiança de que o problema não se repetirá no próximo Grande Prêmio da Arábia Saudita. Leclerc confirmou que não encontraram problemas semelhantes durante os testes de pré-temporada no mesmo local. Apesar do contratempo, Leclerc reconheceu que o desempenho da Ferrari no Bahrain está alinhado com suas expectativas para a temporada de 2024. Ele enfatizou o foco da equipe em resolver os problemas de freio e expressou esperança por uma solução.
Embora Leclerc acreditasse que poderia garantir o segundo lugar na primeira corrida, ele admite que Max Verstappen, da Red Bull RB20, está atualmente imbatível. No entanto, com o conceito de carro renovado da Ferrari, o vencedor de cinco grandes prêmios está otimista em relação à sua posição em comparação com o ano passado.
Após a primeira corrida do ano passado, a equipe estava mais focada em resolver problemas do que em olhar para o futuro e atualizações futuras. Este ano, no entanto, o carro está em um estado muito melhor, exatamente onde eles esperavam que estivesse. Isso lhes permite se concentrar em atualizações futuras, embora Max ainda esteja significativamente à frente.
Leclerc está animado com a oportunidade de testar o carro SF-24 renovado da Ferrari em diferentes configurações para coletar mais dados e reduzir a diferença para a Red Bull. Ele está totalmente focado em seu próprio desempenho e a equipe tem uma compreensão clara das áreas em que precisam trabalhar. O impulso positivo da segunda metade do ano passado continuou neste ano, com um inverno bem-sucedido e o carro se comportando como desejado.
O histórico sólido da Ferrari no Circuito Internacional do Bahrain significa que eles terão que esperar para avaliar suas áreas de melhoria. Sua aparente força está nas curvas de média velocidade, em vez das de alta velocidade. Leclerc acredita que é muito cedo para determinar suas fraquezas e pontos fortes, e ele prefere esperar algumas corridas a mais antes de fazer qualquer julgamento.