Leclerc e Sainz colidiram na terceira volta do GP da Espanha de Fórmula 1 de 2024
Charles Leclerc criticou seu companheiro de equipe na Ferrari, Carlos Sainz, pela intensa batalha intra-equipe durante as primeiras fases do Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1 no domingo, expressando que ele pode não ter sido o oponente ideal para o espanhol.
Leclerc começou à frente de Sainz, com os dois carros da Ferrari ocupando a terceira fila do grid no Circuito de Barcelona-Catalunha.
No entanto, Sainz usou o DRS para ultrapassar Leclerc na curva 1 na terceira volta da corrida, pressionando o piloto monegasco em direção à guia interna e causando danos em sua asa dianteira.
Leclerc entendeu a motivação de Sainz, considerando que era sua corrida em casa, mas ainda desaprovou as ações de seu companheiro de equipe.
“Eu não vi o propósito de fazer isso, especialmente quando foi claramente comunicado antes da corrida que precisávamos economizar nessa parte da corrida”, afirmou Leclerc.
“É um pouco desnecessário, mas também entendo que é sua corrida em casa e um momento importante em sua carreira, então suponho que ele queira fazer algo um pouco chamativo. No entanto, eu posso não ter sido a pessoa certa para isso.
“Tínhamos uma estratégia clara da equipe no início da corrida para economizar nossos pneus e atacar mais tarde.
“Nessa volta, Carlos não economizou nada na curva 14 e teve a oportunidade de ultrapassar na curva 1, o que é uma pena porque nos custou tempo e eu danifiquei minha asa dianteira porque Carlos não viu que eu estava do lado de dentro. Isso tornou nossa corrida mais desafiadora.”
Apesar do incidente inicial, Leclerc conseguiu se recuperar e terminar em quinto lugar, apenas quatro décimos atrás de George Russell, da Mercedes.
No entanto, o piloto monegasco acredita que seu desempenho no domingo foi o melhor que a Ferrari poderia alcançar neste fim de semana.
“Quando consideramos o quão perto terminamos atrás de George, sempre há áreas em que podemos melhorar, mas hoje simplesmente não tivemos velocidade suficiente para fazer melhor”, comentou.
Após um resultado sem pontos no Canadá devido a problemas de confiabilidade, independentemente do fraco desempenho da Ferrari em Montreal, Leclerc foi questionado se a equipe havia resolvido todos os problemas com seu carro após a introdução de um extenso pacote de atualização para o GP da Espanha.
“No Canadá, foi bastante evidente, e acredito que melhoraremos quando enfrentarmos essas condições novamente porque adquirimos algum entendimento”, explicou Leclerc.
“No entanto, ainda é cedo demais para dizer aqui. Minha melhor suposição seria que as características da pista não se adequaram ao nosso carro, e é isso que espero, para que possamos voltar ao nosso ritmo usual a partir de agora.”