O novo SUV elétrico da Leapmotor destinado ao segmento D, o C10, acaba de alcançar a classificação máxima de cinco estrelas em mais uma bateria de testes do Euro NCAP, o principal programa independente de avaliação da segurança de viaturas na Europa.
A instituição europeia atribuiu ao modelo uma pontuação de 89% para a proteção dos adultos, 85% para a proteção das crianças, 77% para os utilizadores vulneráveis da estrada e 76% para as ajudas à condução.
Para este resultado contribuiu a extensa lista de sistema de assistência à condução, oferta que consiste em 17 funções de assistência à condução, incluindo travagem automática de emergência, manutenção na faixa de rodagem, deteção de ângulo morto e controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo. Este sistema é suportado por uma arquitetura eletrónica e elétrica centralizada denominada “Four-Leaf Clover”, uma tecnologia totalmente desenvolvida pela marca que combina um único System-on-Chip (SoC) e uma única unidade de microcontrolador (MCU) para criar uma unidade central de supercomputação. A potência de computação centralizada permite uma sinergia eficiente entre os sistemas de segurança ativa, melhorando a velocidade de reação e a fiabilidade global do automóvel.
Recorde-se que o C-10 é um dos primeiros modelos da joint-venture entre a Stellantis e a Leapmotor a chegar ao mercado europeu, que tem como objetivo acelerar e expandir as vendas de produtos acessíveis de alta tecnologia fora da China, beneficiando da presença comercial bem estabelecida da Stellantis nos mercados internacionais.
O SUV 100% C10 está equipado com um motor elétrico de 218 cv e 320 Nm de binário. A baterias de 69,9 kW de capacidade anunciam uma autonomia de até 420 km WLTP.