A Aston Martin agora está buscando superar qualquer decepção remanescente da temporada anterior e recuperar o emocionante sucesso inicial do ano passado.
Lawrence Stroll, líder da Aston Martin, estabeleceu a referência para a equipe de F1 em 2024, com o objetivo claro de ‘progresso contínuo’.
Aston Martin causou grande impacto nas primeiras etapas da temporada passada, demonstrando velocidade impressionante durante os testes de pré-temporada e conquistando seis pódios nas oito primeiras corridas do ano.
Isso marcou uma melhoria significativa em relação a 2021, já que a equipe aprendeu com as estratégias da Red Bull em relação à aerodinâmica de efeito solo e ao controle do fluxo de ar, colocando-os à frente de Ferrari e Mercedes inicialmente.
No entanto, a parte final da temporada testemunhou um declínio, com atualizações ineficazes fazendo com que a equipe perdesse terreno para os concorrentes, sendo ultrapassada pela McLaren e terminando em P4 na classificação de construtores.
Agora, Stroll está buscando superar qualquer decepção remanescente da temporada anterior e recapturar o emocionante sucesso inicial do ano passado.
“Gostaríamos de subir do quinto para o quarto lugar, terceiro – seja o que for”, afirmou Stroll no lançamento oficial do carro AMR24 desta semana, enfatizando o objetivo de “simplesmente continuar progredindo”.
Ele observou que a Aston Martin está em processo de modernização de suas antigas instalações técnicas em sua sede em Silverstone, se preparando para a transição de unidades de potência Mercedes de cliente para se tornar parceira completa da Honda em 2026.
“Somos uma equipe jovem. Acabamos de nos mudar para uma nova instalação”, explicou. “Nosso túnel de vento estará pronto em setembro deste ano. Somos a última equipe a funcionar sem seu próprio túnel de vento.”
“Em 2026, receberemos unidades de potência da Honda, então estamos em uma jornada para vencer”, acrescentou. “Mas a cada ano, é sobre progressão.”
O diretor técnico Dan Fallows desempenha um papel crucial nessa progressão, focando no design de um carro capaz de competir em qualquer circuito.
“Estamos realmente focados em encontrar tempo de volta agora em coisas que são detalhes menores, os elementos mais intrincados do assoalho e outras partes do carro”, explicou ele.
Fallows, que trabalhou na Red Bull ao lado de Adrian Newey, acredita que superar a Red Bull é alcançável, destacando-os como o padrão de desempenho.
O novo Aston Martin irá para a pista nesta semana no Bahrein para o teste oficial de pré-temporada de três dias, com Fernando Alonso e Lance Stroll formando a equipe de pilotos pelo segundo ano consecutivo.
De acordo com a fonte formula1news.co.uk