Pela primeira vez em uma eternidade, Max Verstappen foi o alvo de uma aula de Fórmula 1 – cortesia de Lando Norris, da McLaren. O Grande Prêmio da Holanda viu Norris retomar a liderança de Verstappen após a primeira volta e conquistar a vitória com uma vantagem impressionante de 22 segundos, deixando o piloto da Red Bull para trás. As mesas viraram e a McLaren superou a Red Bull, uma situação quase impensável há apenas alguns meses.
Norris, que tem sido uma ameaça consistente nesta temporada, estava confiante após uma sessão de classificação brilhante. Ele antecipava uma batalha acirrada com Verstappen, mas até mesmo ele ficou surpreso com a facilidade com que dominou a corrida. “Sábado é sempre uma boa indicação do que você é capaz de fazer, e ontem fomos muito rápidos, então tínhamos grandes esperanças. O carro tem sido ótimo de pilotar”, disse Norris à Sky Sports F1 após a corrida. “Eu pensei que o Max seria mais rápido do que ele foi. Parecia que ele era o ponto fora da curva, já que ele caiu lá atrás dos carros da Ferrari, o que foi uma surpresa.”
Quando questionado se ele se considerava na disputa pelo título com Verstappen, Norris foi rápido em destacar que ele está na disputa desde o início. “Eu estive durante todo o ano; não é como se eu tivesse decidido fazer isso agora! Eu tenho o carro há um tempo, isso é óbvio”, disse ele. “Tem sido fenomenal. Eu não diria que fomos os melhores desde Miami, mas em média, fomos. Tivemos oportunidades de vencer o Max e não o fizemos. Mas isso é passado. Tentamos melhorar em várias áreas, e um resultado como o de hoje prova isso. Parece um bom começo para a segunda metade do ano.”
Entretanto, Oscar Piastri, que partiu em terceiro lugar, não conseguiu replicar o sucesso do seu colega de equipa. Apesar de uma boa prestação na qualificação, Piastri terminou em quarto lugar depois de ficar preso no ar sujo atrás do Ferrari de Charles Leclerc durante a maior parte da corrida. “Fiquei preso no ar sujo, foi tão simples como isso. Com ar limpo, o ritmo era forte. Passei 65 das 72 voltas atrás de alguém”, lamentou Piastri. “Foi um pouco dececionante considerando o ritmo do carro, por isso não foi o fim de semana que esperava. Há várias coisas para rever.”
O Diretor da Equipa McLaren, Andrea Stella, ficou radiante com o resultado, especialmente tendo em conta as recentes atualizações da equipa. “É além das expectativas. Sabíamos que o carro estava a ter um bom desempenho, mas hoje foi uma surpresa positiva em termos de rapidez”, disse Stella. “É ótimo que o Lando tenha conseguido aproveitar com uma vitória dominante. É uma pena que o Oscar tenha ficado preso no trânsito. Ele merecia um lugar no pódio hoje e poderia ter atacado o Verstappen. Isso não se concretizou, mas é muito promissor para as próximas corridas.”
O CEO da McLaren, Zak Brown, ecoou os sentimentos, mas permaneceu cauteloso em relação ao futuro. “Sabíamos que éramos rápidos durante todo o fim de semana, por isso não estou chocado com a diferença de tamanho, apenas agradavelmente surpreendido. O Lando controlou definitivamente a corrida”, disse Brown. “As atualizações funcionaram claramente, mas precisamos de manter os pés no chão com a competitividade da Fórmula 1 e não assumir que isso se vai repetir todos os fins de semana. Claramente, temos um carro rápido e temos algumas coisas divertidas a caminho de Monza, por isso acho que estaremos prontos. Mas acredito que a Red Bull será rápida lá.”
A medida que a temporada de F1 entra na sua reta final, a batalha entre McLaren e Red Bull está a aquecer. Com Norris mostrando que pode enfrentar Verstappen e as melhorias da McLaren entregando resultados imediatos, a corrida pelo campeonato ficou muito mais interessante.