Lando Norris deu uma aula na corrida final da temporada de Fórmula 1 de 2024, vencendo o Grande Prémio de Abu Dhabi a partir da pole position e assegurando o primeiro Campeonato de Construtores da McLaren em 26 anos. O britânico de 25 anos liderou todas as voltas da corrida, demonstrando uma precisão calma enquanto a sua equipa enfrentava uma montanha-russa de emoções na parede dos boxes.
“Um Ano Especial” para a McLaren e Norris
“Vocês todos merecem isto. Muito obrigado. Tem sido um ano especial,” disse Norris através da rádio da equipa enquanto cruzava a linha de chegada ao som da jubulação da garagem da McLaren. Refletindo sobre uma temporada repleta de altos e crescimento, Norris declarou: “O próximo ano também vai ser o meu ano.”
Nos seus comentários antes do pódio, Norris expressou gratidão e ambição, dizendo: “Queremos ganhar o Campeonato de Construtores, queremos ganhar o Campeonato de Pilotos no próximo ano. Cometi os meus erros este ano, mas aprendi muito. Aprendi com o Max [Verstappen] e com os meus concorrentes. Por mais feliz que esteja agora, estou entusiasmado para que o próximo ano comece.”
O Retorno Triunfante da McLaren à Glória
A vitória da McLaren no título de Construtores eleva a equipa para um empate no segundo lugar com a Williams na classificação de todos os tempos, com nove campeonatos, atrás apenas do recorde de 16 da Ferrari. Este é o primeiro título da McLaren de qualquer tipo desde que Lewis Hamilton conquistou o seu primeiro Campeonato de Pilotos em 2008 e o primeiro como a melhor equipa da F1 desde os triunfos de Mika Hakkinen em 1998 e 1999.
O CEO da equipa, Zak Brown, que supervisionou a recuperação da McLaren após as dificuldades financeiras e competitivas dos últimos anos, estava emocionado após o acontecimento. “Essas foram as piores duas horas da minha vida, de longe,” confessou o americano. “Estava preocupado com tudo, e ele [Norris] conduziu de forma impecável.”
Uma Corrida Cheia de Tensão
O GP de Abu Dhabi foi tudo menos uma corrida tranquila para a McLaren. Enquanto Norris fez uma corrida impecável, o colega de equipa Oscar Piastri encontrou-se na parte de trás do pelotão após uma colisão na primeira curva com Max Verstappen. Apesar de uma recuperação heroica para garantir o 10º lugar, o incidente de Piastri deixou as esperanças de título da equipa em suspenso.
“Por um minuto, o meu coração estava tipo, ‘Oh Deus, não parece tão provável,’” admitiu Norris. “Mas se eu apenas mantivesse a cabeça baixa e me mantivesse focado, sabia que poderia entregar.”
Celebrações e uma Perspectiva Futura
Norris e Brown foram rápidos a anunciar os seus planos de celebração, com o britânico a brincar: “Vamos ficar completamente embriagados.” Mas para além do champanhe e das celebrações, o foco já se deslocou para 2025.
“Este é um dia especial para todos nós,” disse Norris. “Vencer um campeonato pela primeira vez em 26 anos é algo que ninguém teria pensado ao ouvir o nome McLaren. Para mim e para o Oscar fazermos parte disto é algo de que estamos incrivelmente orgulhosos.”
Enquanto a McLaren fecha um dos capítulos mais memoráveis da sua história, Norris não deixou dúvidas sobre os seus objetivos para a próxima temporada: “Conseguimos algo incrível, mas estamos apenas a começar.”