Lando Norris desmentiu as alegações de que a McLaren teve uma vantagem de ritmo dominante na temporada de Fórmula 1 de 2024, considerando a exageração um “elogio” ao ressurgimento da equipa. Embora a McLaren tenha posto fim a uma seca de 26 anos ao conquistar o Campeonato de Construtores, Norris admitiu que oportunidades perdidas custaram à equipa um título duplo, com Max Verstappen a manter a coroa de Pilotos.
O progresso da McLaren e a dominância percebida
A temporada de 2024 marcou um avanço para a McLaren, com o MCL38 a ser aclamado por muitos como o melhor carro da grelha. Apesar disso, Verstappen assegurou o seu quarto Campeonato de Pilotos com duas corridas de antecedência.
Falando à The Race, Norris argumentou que as percepções sobre a dominância da McLaren estavam inflacionadas. “As pessoas pensam que tem sido muito pior do que realmente tem sido, que fomos muito mais rápidos do que realmente fomos,” disse Norris. “É um elogio porque mostra o quão longe chegámos.”
Oportunidades perdidas
Norris reconheceu os erros da McLaren, particularmente em condições mistas, citando erros estratégicos em Silverstone e no Canadá como momentos dispendiosos. “Há claramente momentos que deixámos escapar,” admitiu.
No entanto, ele defendeu as suas performances em certas corridas onde perdeu a liderança cedo, atribuindo os contratempos a infortúnios circunstanciais em vez de erros pessoais.
“Se olharem para Barcelona, quando tive um início ‘mau’, o melhor arrancador nessa corrida foi o Max,” explicou Norris. “Acho que fui o terceiro ou quarto melhor arrancador na grelha. Aconteceu apenas estar ao lado do gajo que teve o melhor arranque.”
A temporada em destaque de Norris
Apesar das oportunidades perdidas, 2024 foi a campanha de F1 mais bem-sucedida de Norris, com quatro vitórias, oito pole positions e 13 pódios. Embora essas conquistas não tenham sido suficientes para desafiar Verstappen pelo título de Pilotos, Norris acredita que as lições aprendidas o prepararão para o sucesso futuro.
“Estou muito feliz com toda a minha temporada,” disse ele. “Houve algumas oportunidades perdidas, mas é claro que quando as coisas correm bem, como podem ser incríveis.”
Uma base para 2025
Norris continua otimista de que o desempenho da McLaren em 2024 construiu uma base sólida para o sucesso futuro. Com o ímpeto da McLaren e o seu crescimento pessoal, o piloto britânico espera apresentar um desafio mais forte pelo título em 2025.
“Tem sido melhor do que as pessoas pensavam,” concluiu Norris. “As coisas não correram apenas como planeado, mas ainda sinto que tirei muito disto. Quando as coisas correm bem, é claro o que podemos alcançar.”