O novo Lancia Ypsilon tem como missão fazer regressar a marca italiana aos mercados globais e é o primeiro de três modelos que a Lancia vai lançar nos próximos anos.
Mostrando que a marca continua a manter o seu ADN desportivo, a Lancia revelou esta segunda-feira, em antevisão, o Ypsilon HF, versão de elevada performance do primeiro automóvel da nova era da marca, 100% elétrico e a introduzir no mercado em maio de 2025.
Alimentado por um motor elétrico de 240 cv e capaz de uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,8 segundos, o Lancia Ypsilon HF terá um porte rebaixado, uma carroçaria alargada de formato agressivo e musculado, inspirada nos automóveis icónicos e mais radicais que compõem a história da marca, com a forma e o design ao serviço da performance.
O novo Ypsilon HF vai ostentar o logótipo “HF”, assinatura histórica dos modelos Lancia de elevado desempenho, introduzida pela primeira vez em 1960, no Salão Automóvel de Genebra.
O logótipo “HF” tornou-se, então, um elemento distintivo da HF Squadra Corse Lancia, estrutura fundada em 1963 por Cesare Fiorio, juntamente com alguns pilotos e proprietários apaixonados por automóveis Lancia, tendo assinado muitas das vitórias da marca.
Para além do novo Ypsilon HF, a Lancia anunciou ainda uma versão “Rally 4”, que vai trazer a marca italiana de regresso ao mundo dos ralis, onde continua a ser a marca de ralis, mais bem-sucedida de todos os tempos, contando com 15 Campeonatos do Mundo de Ralis, três Campeonatos do Mundo de Resistência, a vitória numa edição da 1000 Miglia, em duas Targa Florio e numa Carrera Panamericana.
O novo Lancia Ypsilon Rally4 HF é alimentado por um motor de 1,2 litros turbo, de três cilindros e quatro válvulas por cilindro, com 212 cv de potência. Dotado de tração dianteira e transmissão mecânica de cinco velocidades e diferencial autoblocante mecânico, o modelo de elevado desempenho representa uma solução ideal para todos os entusiastas dos ralis, mas também um sério concorrente para os pilotos que aspiram às vitórias na categoria “Rally4” e nos campeonatos de duas rodas motrizes.
“A Lancia sempre entrou no coração das pessoas através do seu espírito competitivo, representado pelos modelos icónicos do seu passado, que a tornaram na marca mais bem-sucedida de todos os tempos no mundo dos ralis. Esse coração desportivo volta hoje a bater e esses mesmos fãs serão os novos clientes Lancia de amanhã”, afirmou Luca Napolitano, CEO da Lancia.