A Lancia vai renascer na Europa em 2024, com o arranque de capítulo novo na história do construtor agendado para o próximo mês de fevereiro, com a apresentação do novo Ypsilon, que a marca italiana até já começou a revelar em imagens “teaser”, revelando pequenos detalhes do interior. Até que o insólito aconteceu, e uma unidade que se presume ser um dos modelos pré-série de teste apareceu sem camuflagem dentro de um rio junto à fábrica da Stellantis, em Montbéliard, França.
O novo Ypsilon, que inicialmente só devia começar a ser mostrado muito mais perto da data da revelação oficial, está agora a correr mundo… pendurado numa grua! As autoridades não avançaram qualquer explicação sobre o acidente, que não fez vítimas.
O plano de renascimento da Lancia segue a toda a velocidade, com a marca a passar a estar presente na Europa com uma rede de 70 novos concessionários.
Já se sabe que existem três critérios para a seleção de países que vão fazer parte do renascimento da marca italiana. O primeiro “é o amor e a paixão pelos produtos Made in Italy”, com Espanha, Portugal, Bélgica e França no topo da tabela.
O regresso da Lancia prevê uma gama composta por três novos modelos, um a cada dois anos, para cobrir 50% do mercado. A partir de 2026 a marca só vai lançar modelos elétricos e, a partir de 2028, só venderá veículos 100% elétricos.