A Lamborghini apresentou finalmente o sucessor do Huracán, o Temerario, um superdesportivo híbrido plug-in com 920 cv de potência.
Com o novo Temerario, o segundo modelo da gama High Performance Electrified Vehicle (HPEV), depois do Revuelto, a marca de Sant’Agata Bolognese coloca um ponto final num dos modelos mais carismáticos da casa italiana, o Huracán, e aposta num “animal” diferente que diz ser a nova referência do segmento de superdesportivos, beneficiando para isso de um desempenho de classe superior.
Para isso trocou o V10 de 5,2 litros do Huracán por um V8, biturbo de 4,0 litros, projetado e desenvolvido de raiz pela marca italiana, capaz de debitar 789 cv de potência entre as 9000 e as 9750 rpm, mas com um limitador nas 10 000 rpm, e um binário máximo de 730 Nm entre as 4000 e 7000 rpm, a que se juntam três motores elétricos arrefecidos a óleo cada um com de 150 cv de potência, dois instalados no eixo dianteiro que permitem ao Temerario usufruir de ter tração nas quatro rodas e fornecer uma função de vectorização de binário ao mesmo tempo que permitem transformar o superdesportivo eletrificado num modelo de tração dianteira no modo de condução Citta (cidade).
Um terceiro motor está instalado entre o V8 e a nova transmissão de oito velocidades e funciona como um gerador de arranque e permite preencher a curva de binário com 300 Nm. Os motores elétricos são alimentados por uma bateria de íones de lítio com 3,8 kWh de capacidade.
Desta forma, a potência combinada é de 920 cv, o que torna o Temerario num modelo mais potente que o McLaren 750S (740 cv) ou o Ferrari 296 GTB (819 cv). No entanto, o novo Lamborghini é mais pesado que o seu antecessor, já que surge com 1690 kg, ou seja, mais 268 kg que o Huracan LP640 Evo.
Mas apesar de mais pesado, este híbrido plug-in acelera de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos, melhor que os 2,9 segundos do seu antecessor, e é capaz de alcançar uma velocidade máxima de 343 km/h.
Para parar este “monstro” do asfalto a Lamborghini equipou o Temerario com travões carbo-cerâmicos de 410 mm x 38 mm à frente e 390 mm x 32 mm no eixo traseiros, com pinças monobloco fixas em alumínio, com 10 êmbolos à frente e quatro atrás.
Tendo por base uma nova plataforma, totalmente em alumínio, o sucessor do Huracán apresenta uma rigidez torsional 20% superior. Além disso, as cotas de habitabilidade e visibilidade são melhores.
Nesse sentido, a Lamborghini revelou que o novo modelo tem uma distância entre eixos de 2,658 mm, 121 mm mais curto do seu irmão mais velho, mas é 38 mm mais comprido que o Huracán, o que segundo a marca italiana permitiu melhorar o espaço para as pernas em comparação com o seu antecessor, ao mesmo tempo conta com mais espaço entre a cabeça e o tejadilho.
Com uma silhueta idêntica ao do Revuelto, o novo Temerario apresenta algumas diferenças a começar na secção frontal que faz uso de entradas de ar menos generosas, a que se junta uma assinatura luminosa em LED, com faróis finos, que ao contrário do Revuelto não se estendem para as laterais.
No interior destaque para os bancos confortáveis que contam com ajuste elétrico de 18 posições de série, enquanto os bancos desportivos são opcionais.
A marca de Sant’Agata Bolognese fez saber que a lista de personalização do habitáculo é a mais extensa oferecido pela Lamborghini, com materiais que vão desde carbono aos couros finos, em combinação com estofos em Corsatex by Dinamica, uma microfibra macia ao toque e resistente ao desgaste feita com uma parte de poliéster reciclado, sem uso de solventes orgânicos e através de um processo que tem por base a água. Para além disso, existe um novo volante que pode ser personalizado com detalhes em carbono e permite aceder à maioria das funcionalidades.
Nota ainda para os três ecrãs, um painel de instrumentos com 12,3’’, ao centro está um ecrã vertical com 8,4’’, que permite transferir conteúdos para os outros dois ecrãs. O terceiro ecrã de 9,1’’está colocado em frente do passageiro e permite o acesso a informações do sistema de infoentretenimento bem como de condução.
O sistema de navegação conta com mapas que são atualizados via Over-the-Air, informações de trânsito em tempo real, pontos de interesse, assistente de voz e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto. Já o sistema de som da Sonus Faber inclui sete altifalantes com 750 W de potência total.
Com opcional o Temerario pode fazer uso do sistema Lamborghini Vision Unit (LAVU) que está equipado com três câmaras e uma unidade de controlo dedicada, dá acesso ao Lamborghini Telemetry 2.0, ao Memory Recorder e ao ‘dashcam’, e que permite ter acesso à telemetria para melhorar a condução em pista, ou guardar os melhores momentos de condução.
Além disso, este sistema permite ainda ter acesso ao aplicativo Lamborghini Unica para smartphone, através do qual é possível controlar o Temerario remotamente, e ter acesso a informações como o nível de combustível, a carga da bateria, autonomia, saber se as portas estão fechadas ou onde estacionamos o novo superdesportivo.
“O Temerario é um genuíno ‘fuoriclasse’: um automóvel numa liga própria, um veículo extraordinário e inovador tanto do ponto de vista técnico quanto estilístico”, referiu Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Automobili Lamborghini. “Cada novo Lamborghini deve superar os seus antecessores em termos de desempenho, ao mesmo tempo que se torna mais sustentável do ponto de vista das emissões. Com o Temerario, concluímos um capítulo importante na estratégia de eletrificação e no Direzione Cor Tauri”, concluiu o CEO da Lamborghini