A parceria entre a Lamborghini e a Ducati, duas marcas italianas icónicas, sempre foi um terreno fértil para projetos de inovadores de DNA desportivo.
O mais recente projeto fruto desta parceria é Ducati Panigale V4 Lamborghini, uma mota de colecionador apresentada durante a Semana de Design de Milão, que está a decorrer, e que é o terceiro capítulo da colaboração entre as duas marcas, e que se segue à Ducati Streetfighter V4 Lamborghini e a Diavel 1260 Lamborghini.

A inspiração por trás da Panigale V4 é o Lamborghini Revuelto, o primeiro supedesportivo híbrido HPEV (High Performance Electrified Vehicle) da Automobili Lamborghini, a nova referência em termos de desempenho, tecnologia e de dinâmica.
O Revuelto é o puro prazer de conduzir um superdesportivo de 1.015 cv gerados pelo sistema de propulsão, que combina a potência de um novo motor de combustão interna V12 com três motores elétricos de alta densidade e uma inovadora caixa de velocidades de dupla embraiagem, que permitem acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos e alcançar uma velocidade máxima de mais de 350 km/h.
Estes números impressionantes serviram de ponto de partida e inspiração para a criação da Panigale V4 Lamborghini, que tem como base técnica a nova V4 S, uma moto particularmente avançada graças a uma abordagem integrada e equilibrada entre aerodinâmica e design, um chassi extremamente eficiente e importantes inovações eletrônicas, como o Ducati Vehicle Observer (DVO) e o Race eCBS.

Para criar a V4 Lamborghini, o Centro Stile da Ducati trabalhou com a Lamborghini para projetar a pintura inconfundível e uma série de detalhes exclusivos inspirados na Revuelto, criando uma moto exclusiva limitada a 630 exemplares numerados.
As jantes de alumínio forjado foram projetadas especificamente para esta moto e apresentam o mesmo estilo das do Revuelto, enquanto os designers da Ducati reformularam a traseira e os para-lamas seguindo as linhas do superdesportivo da casa de Sant’Agata Bolognese.
A Lamborghini Panigale V4 destaca-se pela pintura baseada na cor preta da fibra de carbono com textura visível, detalhes em Verde Scandal, Grigio Telesto e Grigio Acheso, e pelo banco específico, que é inspirado no interior do Revuelto.

A moto é equipada com um silenciador de titânio Akrapovič aprovado com tampas de carbono que, juntamente com uma calibração específica do motor, elevam a potência máxima da Lamborghini Panigale V4 para 218,5 cv.
O alto número de componentes de fibra de carbono, em combinação com o silenciador, reduz o peso da moto para 185 kg, quase 2 kg a menos que a Panigale V4 S, com uma relação peso-potência que aumenta de 1,15 para 1,18 cv/kg.
A Ducati revelou que a Panigale V4 Lamborghini é a mais potente e leve da gama de motos da marca italiana, e que cada uma das 630 unidades da nova moto exclusiva é entregue com um certificado de autenticidade e uma capa específica, com uma caixa especial personalizada para combinar com a pintura.

Além disso, cada Lamborghini Panigale V4 será entregue numa caixa de madeira exclusiva e feita sob medida, com um descanso traseiro específico que, mais uma vez, combinará com a pintura da moto.
Já se sabe que as entregas da Ducati Panigale V4 Lamborghini estão previstas para começarem no próximo mês de setembro.