A Lamborghini continua a desenvolver tecnologia para a aprimorar a condução dos seus clientes que gostam de desafios em pista, e nesse sentido apresentou o Telemetry X.
O novo sistema, foi dado a conhecer no CES de Las Vegas, ainda como um protótipo, e tem segundo a marca de Sant’Agata Bolognese, a capacidade de antecipar uma futura experiência imersiva de condução em pista baseada na sinergia de três sistemas desenvolvidos em colaboração com a Accenture: a Garagem Remota em tempo real (treino remoto), o sistema de Dados Biométricos e o Navegador Digital.
A funcionalidade Garagem Remota utiliza uma ligação 5G para transmitir vídeo e dados do automóvel, permitindo desta forma que os condutores recebam feedback em direto de um técnico ou treinador, que pode estar em qualquer lugar do mundo, não necessitando, por isso, de estar sentado ao lado do condutor sempre que este está em pista.
Já o sistema de Dados Biométricos captura alguns dados do condutor, incluindo a frequência cardíaca e nível de stress, para permitir melhorar o desempenho e técnica de condução.
Estes dois sistemas funcionam em conjunto com o Navegador Digital, que mais não é que um assistente de voz proativo, que depois de comparar os dados do automóvel e os biométricos revela ao piloto enquanto conduz o feedback necessário para melhorar as suas prestações em pista, revelando onde travar para realizar uma curva perfeita, ou mesmo os tempos por volta, bem como notificações sobre o desempenho do veículo.
“Num futuro próximo, os nossos superdesportivos vão oferecer cada vez mais não apenas emoções, mas também experiências de condução verdadeiramente envolventes. O Telemetry X antecipa o tipo de serviços conectados que os nossos clientes vão poder experimentar nos próximos anos.”, afirmou Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Automobili Lamborghini.