O Koenigsegg Jesko Absolut, é o superdesportivo mais rápido do mundo, depois e ter conseguido acelerar de 0 a 400 km/h e em seguida travar até à imobilização em 25,21 segundos.
Desta forma, o Jesko Absolut superou o anterior recorde que pertencia ao Rimac Nevera R 25,79 segundos. O novo recorde da Koenigsegg foi alcançado a 7 de agosto no aeródromo de Örebro, na Suécia, com um piso ainda molhado, e com o piloto de testes, Marcus Lundh, ao volante.
Para o recorde agora alcançado contribuiu o desenvolvimento do Absolut Overdrive, e a estratégia de aprimorar o software da Unidade de Controlo Eletrónico, para limitar a quantidade de intervenção do controlo de tração na largada, tornando-a mais rápida do que nunca.
As melhorias realizadas, permitiram, segundo Christian von Koenigsegg, que o novo Jesko acelere de 0 a 400 km/h em 16,77 segundos, face aos 18,82 segundos alcançados no ano passado, e 8,44 segundos para chegar dos 400 a 0 km/h.
O novo Jesko recordista recebeu algumas alterações a nível de software na caixa de velocidades Light Speed Transmission e na ECU, além de um novo sistema de controlo de binário. Este pack a que a Koenigsegg chamou Absolut Overdrive, estará brevemente disponível para clientes.
A boa notícia deste recorde é para todos aqueles que contam na garagem com um Jesko Absolut, já que a Koenigsegg anunciou que as atualizações aplicadas ao modelo que bateu o recorde de velocidade, vão estar disponíveis para todas as unidades já comercializadas, de forma que os clientes da marca sueca possam experimentar o elevado desempenho do Jesko.
“Esta recorde demonstra o poder do trabalho em equipa multifuncional e da comunicação excecional entre os nossos sistemas de transmissão desenvolvidos internamente”, disse Christian von Koenigsegg, fundador e CEO. “É uma prova das sinergias entre nossas equipas de engenharia e desenvolvimento, a nossa arquitetura de software de ponta e soluções mecânicas de vanguarda.”
Recorde-se que Jesko Absolut está equipado com a mesma mecânica do Jesko, ou seja, um motor V8 de 5.0 litros twin turbo com 1600 cv de potência e um binário máximo de 1500 Nm.