A fabricante sueca de superdesportivos, Koenigsegg, revelou uma versão exclusiva do seu icónico Agera R, que marca o lançamento do programa Legends Division.
O modelo desportivo, uma encomenda única, foi apresentado nas redes sociais pelo fundador da empresa, Christian von Koenigsegg, que descreveu o projeto como “uma reinterpretação muito interessante” do Agera R original, o susperdesportivo lançado em 2011 com 1140 cavalos de potência e uma velocidade máxima de 420 km/h.
Embora o Agera R original tenha contribuído para estabelecer a reputação de alto desempenho da Koenigsegg, beneficiando para isso de um motor V8 biturbo de 5,0 litros, bem como de um chassi monocoque de carbono, este último projeto permite unir o clássico com os padrões atuais de estilo e funcionalidade.
Para isso contribuiu a nova Divisão Legends da Koenigsegg que tem como missão reinventar modelos antigos da marca sueca, que neste caso colaborou com o concessionário oficial da marca no Reino Unido, a SuperVettura, para entregar esta versão exclusiva do Agera R.

Esse esforço, permite que a Koenigsegg ofereça aos proprietários restaurações personalizadas que mantenham a integridade histórica, ao mesmo tempo que introduzem tecnologia e materiais avançados.
Externamente, esta versão especial do Agera R apresenta um revestimento de carbono tipo diamante (DLC) em todos os componentes metálicos expostos, combinado com um exterior verde-escuro com detalhes em vermelho.
Por dentro, a transformação é mais pronunciada. O habitáculo original foi substituído por um interior totalmente em Alcantara, bancos desportivos em carbono estilo One:1 e cintos de segurança de seis pontos. Além disso, foi introduzido um painel de instrumentos em estilo retro, inspirado no CC850.

“Tudo neste modelo parece que poderia ter sido construído hoje”, disse von Christian Koenigsegg, sugerindo que mais projetos como este podem surgir nos próximos tempos.