Formalmente, a Kia foi criada em 1944, mas comemorou o seu 80º aniversário apenas este mês, com um protótipo que antecipa muito do que a marca do Grupo Hyundai prepara para o futuro próximo. De seu nome Vision Meta Turismo, pretende abrir caminho ao sucessor do Stinger, topo de gama de orientação mais desportiva (desenvolvido pelo alemão Albert Biermann, engenheiro recrutado nas fileiras da BMW M,) produzido entre 2017 e 2023.
E este regresso à ação, a confirmar-se, far-se-á com motorizações… elétricas! A marca sul-coreana anunciou este estudo, através de uma publicação na rede social Instagram, como “a visão mais audaz do futuro da mobilidade”. Ainda de acordo com a Kia, é “muito mais do que um automóvel, por combinar um design centrado nas pessoas com tecnologia de ponta, para proporcionar uma experiência de condução e de utilização emocional e imersiva”.
O fabricante asiático não revelou características técnicas, nem planos de produção, mas o rumor sobre o seu intresse em lançaar numa nova geração do Stinger surgiu quase de imediato. O Vision Meta Turismo, esteticamente, tem linhas minimalistas e formas que denunciam preocupações com a otimização da aerodinâmica. Já no interior, destacam-se o banco do condutor e o design futurista do volante. Prometem-se, ainda, três experiências (ou modos) de condução, devido ao recurso a um sistema do tipo head-up display com realidade aumentada: Speedster, Dreamer e Gamer.













