O ex-campeão da NASCAR Cup Series, Kevin Harvick, elogiou Alex Bowman pela sua resiliência e força mental após um final difícil na sua corrida de playoffs de 2024. Apesar da desqualificação desanimadora no Charlotte Roval, Bowman recuperou-se com uma performance impressionante em Las Vegas, mostrando que o piloto da HMS não está pronto para desistir ainda.
A temporada de 2024 de Bowman estava a moldar-se para ser uma de redenção. Após um ano desafiador repleto de rumores sobre o seu futuro na Hendrick Motorsports, Bowman lutou para entrar nos playoffs e parecia preparado para uma corrida forte. Mas as coisas deram uma viragem drástica após o seu Chevy nº 48 ser desqualificado após a corrida no Roval por estar abaixo do peso, retirando-lhe o lugar na Ronda dos 8 e entregando-o a outro concorrente, que acabou por vencer em Las Vegas e garantir um lugar no Championship 4.
Bowman, compreensivelmente furioso com a desqualificação, reagiu atirando o seu telefone para uma piscina em frustração. No entanto, apesar da desilusão, conseguiu refocar-se e entregar uma performance sólida em Las Vegas, algo que Harvick, o campeão da Cup de 2014, notou no seu recente episódio de podcast.
“Quando pensas nisso do ponto de vista do Alex, que ano,” disse Harvick. “Com toda a conversa sobre perder o emprego, ser expulso dos playoffs após ter conseguido entrar, e tudo o que ele teve de passar mentalmente… O rapaz é obviamente bastante forte mentalmente porque foi a Vegas esta semana e correu bem.”
Harvick destacou quão difícil é para um piloto manter a compostura sob tal pressão, especialmente após a dramática temporada que Bowman teve. Desde questões sobre o seu futuro na Hendrick Motorsports até ser excluído dos playoffs após o que parecia ser uma corrida promissora, a capacidade de Bowman de se manter focado e de apresentar uma forte performance em Las Vegas impressionou Harvick.
“Apareceu para atuar e fez o que lhe competia do seu ponto de vista,” continuou Harvick. “Que posição difícil… lidar com tudo o que ele enfrentou este ano e ainda assim sair para a pista e performar.”
Harvick também comentou sobre a decisão da Hendrick Motorsports de não recorrer da desqualificação de Bowman no Roval, sugerindo que a falta de um recurso indicava que a equipa sabia que estava errada. Jeff Gordon, o vice-presidente da equipa, admitiu que tinham “cortado muito próximo” com a sua configuração, confirmando ainda mais que a HMS cometera um erro. Harvick apreciou a honestidade da equipa em assumir o erro em vez de prolongar o processo.
“Fiquei surpreso, mas isso também me disse que eles eram culpados,” disse Harvick. “Adoro o facto de Jeff Gordon ter dito: ‘Ei, cortámos muito próximo. Colocámo-nos em risco, e é isso,’ e esse é o fim da história.”
Apesar dos contratempos, a temporada de 2024 ainda não acabou para Bowman. Embora ele já não esteja na corrida pelo campeonato, ainda tem a oportunidade de ajudar os seus colegas da Hendrick a lutar pelo título. Com duas corridas restantes, Bowman pode desempenhar um papel crucial, apoiando os seus colegas de equipa ou potencialmente a estragar os planos ao garantir vitórias em corridas e alterar a dinâmica dos playoffs.
Com a sua força mental em plena exibição, a jornada de Bowman esta temporada serve como um lembrete de que, mesmo diante da adversidade, há sempre espaço para lutar de volta.