Para a maioria, estar em terceiro lugar após a primeira etapa do Rally do Chile pode parecer uma posição sólida. Mas para o atual Campeão do Mundo de Rally, Kalle Rovanperä, a sua desvantagem de 10,1 segundos em relação à liderança parece mais uma luta do que um sucesso.
A frustração de Rovanperä era palpável enquanto ele refletia sobre uma sexta-feira difícil, onde não conseguiu encontrar o ritmo que normalmente o faz brilhar. “Sou eu!” admitiu de forma direta quando questionado sobre a origem dos seus problemas. “Deveria ser melhor.”
Um Dia Desafiador em Etapas Impiedosas
Apesar da posição no pódio, a condução de Rovanperä tem estado longe de ser suave. A configuração e o seu estilo de condução habitual simplesmente não se adaptaram ao terreno chileno. “Sinto que não estou realmente a conduzir ao pleno potencial do carro e de mim mesmo,” explicou. “O estilo de condução que precisas nestas etapas é completamente oposto ao que normalmente faço em gravilha, por isso não é fácil adaptar-me.”
As estradas do Chile não favorecem os instintos naturais de Rovanperä. A linha estreita e de alta aderência exige uma abordagem mais precisa e focada na frente, bem diferente do estilo preferido de Rovanperä, que é de um apex tardio e ligeiramente de lado. “Agora só precisas de ir com a frente primeiro e seguir a linha,” lamentou. “Não parece que consiga ser muito mais rápido assim.”
Sábado Trás Esperança de um Melhor Ritmo
Apesar das suas dificuldades, Rovanperä mantém-se otimista em relação a virar a situação no sábado. As características das etapas que se seguem diferem das de sexta-feira, permitindo potencialmente ao piloto finlandês recuperar a sua confiança e ritmo habituais.
“No ano passado, acho que tivemos uma sensação melhor na área de amanhã, por isso ainda vai ser uma escolha de pneus complicada,” notou ele. “De manhã está realmente frio, há muito desgaste de pneus ainda, quais pneus usar e tudo mais, por isso será um dia complicado, mas espero que possamos ter pelo menos uma sensação melhor e um ritmo melhor.”
Um Regresso em Preparação?
Com apenas 10.1 segundos a separá-lo do líder Ott Tänak, Rovanperä está longe de estar fora da corrida pela sua 15ª vitória no WRC. Apesar das dificuldades do dia, o campeão não perdeu o seu espírito lutador.
“Não está tão mal considerando como me senti o dia todo,” disse ele, refletindo sobre as suas emoções mistas. “Não estou feliz basicamente em nenhum momento. Mas não está tão mal, por isso sim, claro que tentamos lutar de volta o melhor que podemos.”
A resiliência e adaptabilidade de Rovanperä serão postas à prova enquanto ele procura superar os desafios que o têm dificultado até agora. Com as etapas de sábado a oferecerem uma potencial reviravolta, a luta pela vitória no Rally Chile está longe de estar terminada.