Alinhamento Histórico Irlandês: Jon Armstrong e Josh McErlean Prontos para Dominar o WRC 2026!
Num desenvolvimento emocionante que enviou ondas de choque pelo mundo dos ralis, Jon Armstrong e o seu co-piloto Shane Byrne foram oficialmente apresentados como as mais recentes adições à M-Sport Ford World Rally Team para a tão aguardada temporada de 2026. Juntando forças com o compatriota irlandês Josh McErlean e o seu co-piloto Eoin Treacy, este dinâmico quarteto promete trazer uma emoção e competitividade sem precedentes ao Campeonato Mundial de Ralis!
Tanto Armstrong como McErlean não são apenas quaisquer pilotos; são o orgulho da Motorsport Ireland Rally Academy, um farol de esperança para aspirantes a estrelas dos ralis. Armstrong, recém-saído de uma campanha impressionante onde conquistou o título ERC3 em 2023, tem sido nada menos que sensacional. Com uma atuação estelar no Campeonato Europeu de Ralis, assegurou os seus primeiros pódios na Polónia e na República Checa, e acabou por conquistar o rali no País de Gales, seguido de outra vitória na Croácia. Esta trajetória preparou o terreno para uma ascensão explosiva no WRC!
O diretor da M-Sport Ford, Richard Millener, mal conseguiu conter a sua empolgação. “É muito emocionante ver Jon e Shane a terem a oportunidade de dar o salto para a maquinaria Rally1 connosco. Estou genuinamente ansioso para ver como eles progridem ao longo de 2026. Jon tem trabalhado para esta oportunidade há muito tempo, e as suas fortes atuações no ERC no final da última temporada tornaram impossível ignorá-lo.” Esta declaração sublinha as altas expectativas colocadas em Armstrong, que enfrentou a sua quota de desafios, mas emergiu mais forte e determinado do que nunca.
McErlean, que está a entrar no seu segundo ano na elite do WRC, ecoou este sentimento, afirmando: “Estou absolutamente entusiasmado por estar confirmado com a M-Sport para a temporada de WRC de 2026. O apoio tanto da equipa como da Motorsport Ireland Rally Academy tem sido inestimável. Fizemos progressos reais ao longo de 2025, e estou entusiasmado por colocar tudo o que aprendemos em prática no próximo ano.”
Para Jon Armstrong, este momento é a culminação de um sonho de toda a vida. “Estou obviamente muito grato pela oportunidade de conduzir um carro Rally1,” partilhou, refletindo sobre a sua incessante busca pelo rali de topo. “É algo pelo qual trabalhei desde muito jovem, por isso, poder competir a este nível é definitivamente um sonho tornado realidade.” A sua jornada não tem sido isenta de obstáculos, mas a sua resiliência e talento abriram um caminho para a grandeza na arena do WRC.
Armstrong continuou: “Claro que houve anos em que as coisas não correram como desejávamos, e não estávamos certos se alguma vez iria acontecer. Mas tivemos uma temporada muito forte no ERC, mostramos o nosso potencial, e naturalmente queremos ver o que podemos fazer no Campeonato do Mundo de Ralis.” A sua gratidão para com a M-Sport e a Motorsport Ireland Rally Academy é palpável, à medida que reconhece o seu papel fundamental na sua jornada.
À medida que a contagem decrescente para a temporada de 2026 começa, a expectativa está a aumentar. Armstrong e McErlean não são apenas colegas de equipa; são pioneiros do desporto motorizado irlandês, prontos para enfrentar os desafios que se avizinham com tenacidade e habilidade. “Haverá muitos bons momentos e definitivamente alguns desafios,” comentou Armstrong, “mas acho que mostramos que podemos enfrentar esses desafios, por isso só precisamos de manter-nos fortes, desfrutar e continuar a avançar.”
Com mais anúncios sobre a equipa da M-Sport esperados em breve, a excitação é palpável. Trarão Martins Sesks? Só o tempo dirá. Mas uma coisa é certa: o palco está preparado para um ano monumental no rali, e o mundo estará atento enquanto estes titãs irlandeses assumem o volante! Preparem-se, porque a temporada de 2026 do WRC está a preparar-se para ser uma para os livros de história!









