A Jeep apresentou esta quarta-feira o Avenger 4xe, a versão de tração integral do SUV compacto da marca norte americana com tecnologia Mild-hybrid de 48V, para proporcionar um melhor desempenho eletrificado fora de estrada.
Desta forma, a variante 4xe associa um motor térmico de 1,2 litros de 3 cilindros, com 136 cv de potência a dois motores elétricos de 21 kW (28 cv) cada, capazes de acionar os dois eixos e assegurar um binário disponível de 1900 Nm nas rodas traseiras. Beneficiando da tecnologia “power looping”, o novo Avenger 4xe garante tração em todas as rodas, independentemente do estado de carga da bateria.
Associada a uma transmissão automática de dupla embraiagem de 6 velocidades, para condução em modo totalmente elétrico a baixas velocidades graças ao seu motor elétrico integrado, esta configuração não só amplia o desempenho descontraído que os entusiastas da Jeep desejam, como também introduz um nível de emoção acrescido através da função E-Boost no Modo Sport.
A unidade de tração 4xe estabelece uma nova referência na gama híbrida do Avenger, oferecendo uma potência e um binário mais elevados, com mais 36 cv e 25 Nm do que a versão e-Hybrid FWD. Isto resulta numa aceleração mais rápida e numa velocidade máxima mais elevada, ao mesmo tempo que mantém um incremento mínimo nas emissões de CO2.
Desta forma, o Avenger 4xe acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e é capaz de alcançar uma velocidade máxima de até 194 km/h (+10 km/h em comparação com a versão e-hybrid)
Exclusivo do Avnger 4xe é a nova suspensão traseira Multilink, desenvolvida e implementado pela Jeep. Esta funcionalidade, normalmente encontrada em veículos de maiores dimensões, melhora a articulação do eixo traseiro, resultando num maior conforto em estradas de piso irregular.
Para aventuras mais radicais, a nova variante de tração integral do Avenger apresenta-se com cotas todo-o-terreno melhoradas (ângulos de ataque de 22°, ventral de 21° e de saída de 35°), juntamente com uma distância ao solo que foi aumentada de 210 mm, e uma capacidade de vau cresceu para 400 mm.
Este desempenho robusto alia, sem esforço, a potência à consciência ecológica e, graças à associação da tração integral e da tecnologia híbrida, permite reduzir os consumos e as emissões.
Fiel ao DNA da marca norte-americana, a nova variante do Jeep Avenger abraça plenamente o espírito off-road, com elementos redesenhados e novos detalhes, caso de para-choques dianteiro e traseiro produzido em material resistente a riscos, grelha inferior e radar mais robusta e dotada de protetores, faróis de neblina elevados, nova bajas de tejadilho e gancho de reboque traseiro, essenciais para as aventuras fora de estrada.
O equipamento de série inclui pneus M+S que prometem uma tração fiável em diversas condições climatéricas, estando disponíveis pneus All Terrain opcionais para uma maior aderência em terrenos exigentes. As jantes também são pretas, para garantir a qualidade estética ao longo do tempo, independentemente do terreno e dos contextos de condução em que é utilizado.
O habitáculo permanece quase inalterado, e a novidade está nos materiais que cobrem os bancos, fabricados com materiais invulgares, completamente laváveis e duráveis, duas vezes mais resistentes do que os convencionais.
Já se sabe que o novo Jeep Avenger 4xe vai estrear dois novos níveis de acabamento: Upland e Overland e a abertura de encomendas está prevista para o quarto trimestre de 2024.