A Jeep apresentou o novo Wagoneer S, um SUV totalmente elétrico que vai permitir à marca norte-americana continuar a expandir a presença no segmento premium, apostando para isso num design que a Jeep diz ser elegante e aerodinâmico, a que se juntam aptidões 4×4.
O novo modelo da Jeep vai chegar à Europa em 2025, e tem por base a plataforma STLA Large, e está equipado com dois motores elétricos, um por eixo, que permitem debitar uma potência total de 608 cv e 836 Nm. Estes números permitem acelerar de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos.
Para alimentar os dois motores elétricos, a Jeep dotou o Wagoneer S de uma bateria de 100 kWh de capacidade, capaz de oferecer uma autonomia de até 482 km. A capacidades de carregamento da bateria não foi revelada, mas a marca norte americana adiantou que o modelo faz uso de uma arquitetura de 400V, o que permite recarregar a bateria de 5 a 80% em apenas 28 minutos.
A Jeep anunciou ainda que o Wagonner faz uso de novos motores desenvolvidos pela Stellantis, que são descritos como unidades de três em um que combinam o motor, transmissão e eletrónica, e que serão montados em cada eixo para oferecer uma tração SelecTerrain que dispõe de cinco modos de condução, incluindo o Snow e o Sand.
Além disso, a marca norte-americana anunciou que a nova plataforma oferece vários benefícios estruturais, entre os quais mais 35% de rigidez torcional comparativamente com modelos anteriores da marca, juntamente com níveis de ruído e de vibrações bastantes reduzidos.
Esteticamente, o Wagoneer S apresenta uma carroçaria com linha mais suaves e aerodinâmicas, que permitem apresentar um efeito de arrasto de 0,29, valor mais baixo de sempre da marca. Além disso a tradicional grelha foi redesenhada e apresenta os sete filamentos iluminados. O Jeep Wagoneer S também inclui, de série, um tejadilho panorâmico, com dois painéis de abertura independente.
No interior, destaque para a abordagem tecnológica tendo em conta que o novo SUV elétrico da Jeep apresenta um painel de instrumentos de 12,3’’, um ecrã de infoentretemento, também de 12,3’’, e um ecrã para o passageiro dianteiro com 10,25’’. Além disso, existem botões físicos na consola central, que apresenta uma estrutura em asa de gaivota.
O interior destaca-se igualmente por conjunto de detalhes premium, com um habitáculo espaçoso, uma bagageira com 866 litros, um volante de dois raios, um sistema de áudio McIntosh de 19 altifalantes, a que se junta uma decoração com alumínio revestido de cerâmica preta nos principais pontos de contato, que a Jeep afirma serem resistentes a riscos e dedadas, a que se juntam reciclados, com os bancos e o painel de instrumentos a serem produzidos em materiais sintéticos.