A Jaguar Land Rover (JLR) anunciou um investimento de 500 milhões de libras, cerca de €600 milhões, para transformar as suas instalações históricas de Halewood, no Reino Unido, para apoiar a produção simultânea de veículos elétricos, em conjunto com os modelos de combustão e híbridos existentes.
Este investimento traduz-se em novas linhas de produção da fábrica com 61 anos, bem como maquinaria, pessoal e tecnologia digital, estando previsto um investimento adicional de 250 milhões de libras, cerca de €300 milhões, nos próximos anos.
De acordo com a marca britânica, esta renovação centra-se nas energias renováveis; a alteração de combustível e a redução de energia irão permitir eliminar 40 000 toneladas de CO2e da pegada industrial daquela unidade de produção.
“Halewood será nossa primeira unidade de produção de veículos totalmente elétricos, e é uma prova dos esforços brilhantes de nossas equipas e fornecedores que trabalharam juntos para equipar a fábrica com a tecnologia necessária para produzir os nossos veículos elétricos de luxo de classe mundial”, disse Barbara Bergmeier, diretora executiva, de operações industriais da JLR.
Para além disso, este investimento reafirma o compromisso da JLR com a sua estratégia Reimagine, que irá reposicionar a marca como um fabricante de automóveis elétricos de luxo moderno até 2030.