A Hyundai revelou no final de novembro o novo modelo 100% elétrico, Ioniq 9, o primeiro SUV elétrico de grandes dimensões e três filas da marca sul-coreana, e o terceiro modelo da gama de veículos elétricos Ioniq.
Antes da apresentação do novo modelo, que teve lugar no Salão Automóvel de Los Angeles, a Hyundai levou o novo SUV para a icónica Goldstein House em Beverly Hills, para a estreia mundial, argumentando que “a célebre arquitetura moderna de meados do século XX do local em Los Angeles reflete a amplitude do SUV e as ambições da Hyundai de promover a sua liderança na eletrificação”.
O Hyundai IONIQ 9 é um SUV de três filas que acomoda até sete passageiros, proporcionando um espaço bastante generoso e caraterísticas que satisfazem as necessidades individuais, ao mesmo tempo que proporcionam uma sensação de união – é verdadeiramente “Built to Belong”.
Recorde-se que o Ioniq 9 tem por base a plataforma E-GMP que serve de base a vários modelos da Hyundai, Kia e Genesis, e está equipado com uma bateria de 110,3 kWh e conta com três versões. A variante de entrada Long Range está dotada de um motor elétrico na traseira que anuncia uma potência de 214 cv e 350 Nm de binário, e que permite uma autonomia de até 620 km no ciclo WLTP quando equipado com jantes de 19’’
Segue-se a versão Long Range AWD, que acrescenta um motor de 94 cv e um binário de 255 Nm, instalado no eixo dianteiro, para uma potência total de 312 cv.
No topo da gama do novo Ioniq 9 está a variante Performance, que combina dois motores de 214 cv, um em cada eixo, para uma potência total combinada de 435 cv e que permite acelerar de 0 a 100km/h em 5,2 segundos.
A Hyundai anunciou ainda que as três versões podem recarregar a bateria de 10 a 80% em apenas 24 minutos através de um carregador de 350 kW, e que o Ioniq 9 está equipado com a função “vehicle-to-load”.