IndyCar está prestes a introduzir um novo formato para a primeira sessão de treinos de cada fim de semana de corrida. O objetivo das novas regras é eliminar os períodos de tempo em que não há carros na pista. Para alcançar isso, o tempo de treino, que normalmente dura pouco mais de uma hora, será dividido em várias seções.
Os primeiros 20 minutos da sessão ocorrerão como de costume, com todos os pilotos inscritos para o fim de semana autorizados a completar quantas voltas desejarem. Após esse tempo, o campo será dividido pela metade com base nos números das vagas nos boxes. Cada grupo terá a pista só para eles durante 10 minutos por vez.
Os dois grupos irão alternar o tempo na pista de forma contínua ao longo da sessão, com cada metade do campo tendo a oportunidade de dar voltas durante seus respectivos períodos designados. Embora isso reduza efetivamente o tempo de pista disponível para cada piloto, não é uma preocupação importante para a primeira sessão de treinos.
Durante a primeira sessão de treinos, os pilotos frequentemente passam uma quantidade significativa de tempo nos boxes devido a limitações de pneus e às mudanças feitas pelas equipes. Como resultado, raramente estão em velocidade máxima por mais da metade do tempo alocado. Esse é um dos principais motivos para a mudança no formato.
Ao dividir o campo pela metade e alternar quando cada grupo faz mudanças no acerto do carro, os fãs podem esperar ver mais carros passando consistentemente pela pista durante toda a sessão. Historicamente, houve períodos de 10 a 15 minutos em que poucos pilotos estão realmente dando voltas após completarem uma volta lenta de instalação no início da sessão.
O novo formato será testado durante a sessão de abertura da temporada em St. Petersburg, na sexta-feira, 8 de março. Em seguida, a eficácia do formato será avaliada para determinar se serão necessários ajustes para eventos futuros.