Em uma reviravolta chocante no Grande Prémio do Bahrein, Oscar Piastri conquistou a pole position, deixando o seu colega de equipa da McLaren, Lando Norris, em sexto lugar após uma corrida desastrosa na Q3. A McLaren parecia imbatível durante as sessões de treino e Q1/Q2, mas enfrentou uma intensa concorrência na sessão final de qualificação.
Os feitos heroicos da última volta de Piastri garantiram à McLaren a primeira pole no Bahrein, alargando a diferença entre ele e Norris na classificação dos pilotos. Apesar dos esforços de Norris, ele ficou mais de quatro décimos aquém do tempo de Piastri, contentando-se com o sexto lugar na grelha.
A grelha trouxe surpresas com George Russell em segundo, Charles Leclerc em terceiro e o estreante Kimi Antonelli em quarto. A impressionante quinta posição de Pierre Gasly pela Alpine agitou as classificações, enquanto Max Verstappen conseguiu salvaguardar o sétimo lugar após uma sessão de qualificação desafiadora para a Red Bull.
A tão aguardada corrida enfrentou um revés quando o acidente de Esteban Ocon na Q2 provocou a bandeira vermelha, interrompendo a sessão prematuramente. O forte desempenho de Ocon antes do acidente sugeria uma possível aparição na Q3, deixando a sua equipa em uma corrida contra o tempo para reparar o carro para domingo.
O drama da qualificação continuou quando Alex Albon sofreu a sua primeira derrota intra-equipa em 2025, terminando em 16º lugar e não conseguindo chegar à Q2. As dificuldades de Albon foram agravadas por um bloqueio e problemas de preparação da equipa, custando-lhe, em última análise, um lugar na próxima ronda de qualificação.
À medida que o palco é montado para um emocionante Grande Prémio do Bahrein, a grelha provisória revela uma formação repleta de surpresas e reviravoltas. Com Piastri liderando o pelotão, a corrida promete ser um espetáculo angustiante, com intensa competição esperada do início ao fim.