Callum Ilott, piloto do #12 JOTA Porsche 963, expressou sua alegria ao conquistar um segundo lugar em sua estreia na corrida de Hypercar no Campeonato Mundial de Resistência da FIA, no Qatar, com 1812 km. Ao lado de seus companheiros de equipe Will Stevens e Norman Nato, Ilott garantiu o primeiro pódio de Hypercar da equipe no Qatar, marcando sua primeira corrida nesta categoria. Ilott, de 25 anos, afirmou: “Estou extremamente satisfeito com nosso segundo lugar no geral, o que também nos coloca como a principal equipe ‘privada’ na classificação do Campeonato Mundial de Hypercar da FIA. A equipe Hertz Team JOTA fez um trabalho excepcional e foi um prazer trabalhar com eles. Eles tornaram minha estreia em Hypercar muito fácil, e meus companheiros de equipe Norman [Nato] e Will [Stevens] foram rápidos e se saíram admiravelmente. Chegamos ao Qatar com um carro fantástico, graças ao trabalho árduo da JOTA durante o inverno. Nosso Porsche demonstrou consistentemente um ótimo desempenho desde o início dos treinos após o prólogo, durante o qual lideramos duas sessões.”
Antes de competir no Qatar, a única participação de Ilott no WEC foi nas 24 Horas de Le Mans de 2021, onde ele terminou em terceiro na classe GTE Am pela Iron Lynx. Durante sua primeira tentativa de classificação no Porsche #12, ele garantiu um lugar no top-10 do Hyperpole e acabou se qualificando na terceira posição, com um tempo de volta mais rápido de 1:39.511. Refletindo sobre sua performance, Ilott comentou: “Consegui o terceiro tempo mais rápido na sessão de classificação do Hyperpole, garantindo uma posição de largada na segunda fila. Foi um bom resultado para a equipe. Acredito que havia potencial para um tempo um pouco melhor, mas considerando que foi minha primeira sessão de classificação em um hypercar, estou satisfeito com o resultado. A própria corrida foi incrivelmente longa e desafiadora. Executamos nossa estratégia perfeitamente, mantendo um ritmo sólido e adotando uma abordagem diferente de nossos concorrentes ao estender nossos stints. Nossos esforços valeram a pena. Através de um ótimo trabalho em equipe e decisões estratégicas, consegui me aproximar do carro que estava em segundo lugar nas últimas voltas. Infelizmente para eles, o carro deles parou na penúltima volta.”
Após quase 10 horas de corrida no Qatar, o segundo lugar deles os impulsionou para o topo da classificação do Campeonato Mundial de Hypercar Teams, ultrapassando a Ferrari #83 AF Corse 499P, a Porsche #99 Proton Competition e o carro irmão deles, o #38 JOTA. A próxima etapa do campeonato acontecerá em Imola, um evento de seis horas programado para 21 de abril. Ilott comentou: “Agora, vamos ver o que Imola nos reserva. É uma pista com a qual estou familiarizado, pois corri lá na Fórmula 3 em 2016. Não acredito que tenha mudado muito desde então. Todos daremos o nosso melhor para ampliar ainda mais nossa liderança no campeonato.”