Os camiões elétricos XCIENT Fuel Cell da Hyundai Motor Company, que integram frotas na Suíça, ultrapassaram recentemente uma distância de condução acumulada de 10 milhões de quilómetros – um testemunho da fiabilidade a longo prazo da tecnologia de referência de pilha de combustível de hidrogénio.
Este feito foi alcançado em apenas três anos e oito meses desde que o XCIENT Fuel Cell iniciou operações de serviço em frota na Suíça, em outubro de 2020, e é visto pela marca sul-coreana como um marco significativo para o camião pesado elétrico a pilha de combustível de hidrogénio, com o XCIENT Fuel Cell a ultrapassar a notável distância de condução acumulada de 10 milhões de quilómetros.
Atualmente, um total de 48 camiões XCIENT Fuel Cell estão em funcionamento na Suíça, utilizando dois sistemas de pilha de combustível de hidrogénio de 90 kW (para uma potência total de 180 kW) e um motor elétrico de 350 kW, o que permite uma autonomia máxima de mais de 400 quilómetros.
Em comparação com uma frota de camiões a diesel, que emitiriam cerca de 6.300 toneladas de dióxido de carbono numa distância acumulada de 10 milhões de quilómetros, o camião elétrico XCIENT Fuel Cell permite uma redução significativa das emissões de carbono.
A Hyundai estima-se que esta redução seja equivalente à quantidade de carbono absorvida anualmente por 700 000 pinheiros, ou à criação de uma floresta de pinheiros com 508 hectares (5 milhões de metros quadrados).
Todos os camiões XCIENT Fuel Cell que operam na Suíça utilizam apenas “hidrogénio verde”, não sendo emitido qualquer carbono durante o processo de produção, o que contribui para a criação de uma cadeia de valor de hidrogénio sustentável na Europa.
A Hyundai revelou ainda que não está apenas a fornecer camiões XCIENT Fuel Cell na Suíça, mas também a apoiar e a participar ativamente na criação de um ecossistema comercial de hidrogénio, que inclui toda a cadeia de valor de produção, infraestrutura de carregamento e consumo de hidrogénio.