A Hyundai e a norte-americana General Motors (GM), assinaram em 2024 um acordo para desenvolver novos veículos e tecnologias, e a marca sul-coreana, confirmou agora que pretende assinar acordo vinculativos com a GM envolvendo várias áreas de cooperação, incluindo a compra conjunta de peças.
Além disso, a Hyundai revelou ainda que a negociar com a GM o fornecimento de veículos elétricos comerciais para a sua concorrente norte-americana, tendo em conta que a marca sul-coreana espera a queda da procura volte a pressionar as vendas de elétricos em 2025.
“Estamos considerando rebatizar nossos veículos elétricos comerciais para fornecer a GM. O acordo vai abrir caminho para a nossa entrada no mercado de veículos comerciais da América do Norte”, disse o diretor financeiro da Hyundai, Lee Seung Jo.
As negociações entre a Hyunda e a GM acontecem numa altura em que a indústria automóvel está na expetativa face à incerteza política nos EUA, depois de o novo presidente, Donal Trump, ter anunciado que pretende aplicar taxas aos produtos exportados para os EUA, o segundo maior mercado automóvel do undo, depois da China.
“Esperamos mais incertezas comerciais este ano do que nunca devido a potenciais mudanças de política não apenas no mercado doméstico, mas também nos EUA, numa altura em que a Europa se prepara para aplicar regras de emissões mais rígidas”, disse Lee.
A marca sul-coreana anunciou ainda que está a planear localizar mais produção nos EUA de forma a minimizar qualquer impacto tarifário. Além disso confirmou que vai produzir veículos híbridos na sua nova unidade de produção na Geórgia.