Para convencer os americanos de que os veículos autónomos são seguros, a Hyundai levou o robotaxi Ioniq 5 a fazer um exame de condução.
O filme agora revelado, mostra o robotaxi Ioniq 5 a concluir com sucesso um processo semelhante ao de um verdadeiro exame de condução nos EUA.
Criado, segundo o construtor sul-coreano para ilustrar a segurança e a confiabilidade da tecnologia de condução autónoma do robotáxi, o filme retrata a série de testes de condução, incluindo condução em estrada em Las Vegas, EUA, realizados pelo modelo de condução autónoma.
No exame de condução, levado a cabo por Kandice Jones, experiente examinadora profissional norte-americana, o robotáxi Ioniq 5 distinguiu-se pelo controlo da velocidade, pelas suas mudanças de faixa e pelas manobras realizadas, pela sua capacidade para parar com precisão num sinal de “STOP”, para realizar viragens à esquerda, e pelo seu tempo de reação perante os perigos que se lhe deparavam.
Apesar de suas dúvidas iniciais, a exigente examinadora acabou por ficar impressionada e atribuiu ao robotaxi Ioniq 5 a carta de condução “Surpreendentemente, foi uma pontuação perfeita. Estou impressionada”, admitiu Kandice Jones.
O filme mostra ainda a importância da condução autonoma, relatando o caso de Pearl Outlaw, uma mulher americana portadora de deficiência visual, e à sua mãe, Ruth. Pearl enfrenta limitações de mobilidade devido à sua doença, denominada Retinitis Pigmentosa, que a impede de obter uma carta de condução – um símbolo essencial de independência e liberdade para muitas pessoas.
A história de Pearl destaca os desafios diários de mobilidade enfrentados pelos cidadãos portadores de deficiência física, enfatizando a importância da tecnologia de condução autónoma para proporcionar independência.
Recorde-se que o robotaxi Ioniq 5 foi desenvolvido pela Hyundai em colaboração com a Motional. As duas empresas trabalham juntas há várias anos para desenvolverem e testarem veículos autónomos nas vias públicas do Nevada, Califórnia e outros locais nos Estados Unidos.
No final de 2023, as duas empresas inauguraram um centro de inovação em Singapura e anunciaram que os primeiros modelos de produção do robotaxi Ioniq 5 vão ser produzidos naquela unidade de inovação.