A Hyundia continua a reforçar a sua presença no mercado europeu, e acaba de inaugurar um centro de testes no Velho Continente. Esta infraestrutura obrigou a investimento na ordem dos 150 milhões de euros, está situada na Alemanha, e, segundo os sul-coreanos, foi construída com o objetivo de participar no esforço de um mais rápido desenvolvimento de uma nova geração de tecnologias.
O Squares Campus da Hyundai encontra-se em Rüsselsheim, cidade-sede da Opel, muito próxima de Frankfurt, e integra a rede do Centro Técnico da Hyundai na Europa (HMETC). Para o fabricante, este é o investimento mais importante em infraestruturas de Investigação & Desenvolvimento (I&D) na região desde o “Round Campus”, inaugurado em 2003.
O novo espaço apoia o desenvolvimento de tecnologias revolucionárias, e será um protagonista muito importante na conceção de todos os futuros modelos da Hyundai para a Europa. Este centro tem 25 000 m², e está equipado com a maior câmara semi-anecóica do consórcio, equipamento que permite testes de ruído, vibrações e aspereza (NVH), e medições de ruído exterior sem interferência da meteorologia.
Em paralelo, as instalações de banco de potência (dinamómetro) do Square Campus são fundamentais no processo de desenvolvimento técnico, por permitirem exames completos a automóveis e a componentes individuais, independentemente do tipo de motorização (elétrica, híbrida ou térmica). Este complexo também tem laboratório para recarregamentos de elétricos, simulador de condução, e áreas dedicadas a sistemas eletrónicos, incluindo atualizações remotas Over-the-Air (OTA), cibersegurança e ADAS. Assim, afirma a Hyundai, testa-se e valida-se qualquer automóvel em condições reais, o que garante a conceção de produtos concebidos à medida das expectativas específicas dos clientes europeus.



“O investimento no ‘Square Campus’ é uma demonstração clara do nosso compromisso com a região, e reflete a importância estratégica da Europa no nosso plano de crescimento. As novas capacidades do HMETC proporcionam-nos mais flexibilidade e maior independência, e criam oportunidades de colaboração que não tínhamos no grupo. O Square Campus apoiar-nos-á no objetivo de continuarmos a aumentar a quota de mercado nesta região, com modelos e tecnologias que satisfazem as necessidades dos nossos clientes”, referiu Tyrone Johnson, do Centro Técnico do Grupo Hyundai na Alemanha.
Os testes em estrada com protótipos são importantes no desenvolvimento de todos os novos modelos, mas este Square Campus mitiga todos os desafios associados a esses ensaios externos. A confirmá-lo, recorda a marca, o investimento de 13 milhões de euros no centro que a empresa tem no Nürburgring, também na Alemanha.
O Square Campus foi idealizado de acordo com objetivos de sustentabilidade, integrando materiais reciclados, painéis fotovoltaicos e sistemas de bomba de calor. A Hyundai tem a ambição de alcançar zero emissões diretas, globalmente, até 2045. O novo centro também implicou um aumento do número de trabalhadores (mais de 500, o que representa, de 2024 para 2025, um aumento na ordem dos 20%).








