O pesado produzido pela Hyundai em colaboração com a empresa de software Plus, o XCIENT Fuel Cell, é um modelo elétrico com célula de combustível, alimentado por dois sistemas de célula de combustível de hidrogénio de 90kW e um motor elétrico de 350kW, proporcionando uma autonomia de mais de 725 km de autonomia, mesmo quando totalmente carregado.
Esta unidade está equipada com a tecnologia de condução autónoma de Nível 4 Plus SuperDriveTM, um sistema que usa uma combinação de sensores, incluindo LiDAR, radar e câmaras, para fornecer perceção da envolvência, planeamento, previsão e capacidades de condução sem auxílio de condutor.
O novo camião XCIENT Fuel Cell vai agora passar por avaliações iniciais de condução autónoma nos EUA, sendo o primeiro teste de condução autónoma de Nível 4 realizado num veículo pesado com célula de combustível de hidrogénio da Classe 8 a acontecer nos Estados Unidos da América.
“Estamos entusiasmados nesta nossa colaboração com a Plus e prontos para testar a tecnologia de condução autónoma de Nível 4 com nosso camião. A Hyundai Motor tem liderado a transição energética com nossas tecnologias avançadas de célula de combustível. Ao adicionar capacidades autónomas ao nosso camião XCIENT Fuel Cell, o primeiro do mundo a ser produzido em massa movido a hidrogénio, a Hyundai está ansiosa para fornecer às frotas e operadores de veículos soluções adicionais que aumentem a segurança nas estradas e a eficiência no transporte de cargas, graças à tecnologia de condução autónoma líder da indústria da Plus.”, sublinhou Martin Zeilinger, vice-presidente executivo e chefe de desenvolvimento de veículos comerciais da Hyundai Motor.