A Alpine prepara o seu regresso à categoria de topo do Mundial de Resistência (WEC) com o A424 Hypercar, tendo-o estreado em pista na semana passada. Os testes aconteceram durante o mês de agosto no Circuit Paul Ricard em Le Castellet.
Primeiro, no início do mês foram levadas a cabo as primeiras verificações em pista com Nicolas Lapierre ao volante, antes de um verdadeiro teste em Paul Ricard. O piloto fez regressou ao cockpit para um shakedown e três dias de testes de 21 e 24 de agosto – estando também presentes Charles Milesi e Matthieu Vaxivière. O trabalho incluiu as provas de alguns dos principais componentes, como a caixa de velocidade, os travões e o sistema de arrefecimento, havendo também algum foco no mapeamento do motor 3.4 litros V6 turbo.
Ao todo, o Alpine A424 completou mais de 1.000km, sem apresentar problemas significativos. Os testes irão continuar em setembro, com sessões agendadas para a MotorLand Aragón. Bruno Famin, vice-presidente da Alpine Motorsports, afirmou que as primeiras indicações foram satisfatórias, embora longe de tudo estar na perfeição:
– A primeira sessão é o culminar de meses de trabalho pelas equipas Alpine Racing e os nossos parceiros. A nossa avaliação inicial é satisfatória, com muita quilometragem que nos permitiu conduzir o nosso programa passo a passo. Nestas fases iniciais do desenvolvimento as prioridades são validar os sistemas fundamentais e trabalhar na fiabilidade, enquanto começamos a aprimorar o protótipo. Os pilotos estiveram contentes com o carro, embora tenham existido alguns aspetos difíceis, nos quais já estamos a trabalhar em preparação para os próximos testes. Mas temos de ser realistas: o trabalho acabou de começar. Ainda temos uma enorme quantidade de trabalho a fazer num período de tempo extremamente curto antes da nossa primeira corrida’.