A Huawei pode estar a preparar a entrada dos seus modelos elétricos na Europa, e nesse sentido apresentou no Salão de Munique, três SUVs da marca Aito.
Os modelos em exposição, em estreia na Europa, M5, M8 e o M9 oferecem tecnologia avançada, vários níveis de potência e preços competitivos que podem agradar a um mercado de veículos elétricos europeu, com cada vez mais concorrência.

Os modelos da marca Aito, resultam da colaboração entre a Huawei e a Seres, a construtora estatal chinesa, numa parceria em que a Seres é responsável pela produção dos veículos, e a Huawei fornece o “cérebro” da operação, ou sejam i os sistemas de infoentretenimento com HarmonyOS, recursos avançados de assistência ao condutor, motores elétricos e sensores.
Os SUV da Aito já são comercializados na China, o principal mercado mundial de veículos elétricos, e agora, segundo avança a “Arena EV”, podem chegar à Europa. Em Munique, a marca deu a conhecer o Aito 5, um SUV de versão de entrada na gama, com 4,78 metros de comprimento, 1,93 m de largura e 1,62 m de altura. Já a distância entre eixos de é de 2,88 metros.

Esteticamente, o Aito M5 apresenta um design é limpo e moderno, com uma linha de tejadilho elegante e está equipado com uma unidade LiDAR de 192 linhas orgulhosamente posicionadas no tejadilho.
Em matéria de motor, o M5 faz uso de um motor elétrico com 268 cv de potência, alimentado por uma bateria de 83 kWh da CATL que anuncia uma autonomia declarada de 602 km no ciclo de testes CLTC da China.
Já o M8, apresenta-se com 5,19 metros de comprimento, 1,99 m de largura e 1,79 de altura, e está disponível da China em versões 100% elétricas e de autonomia alargada, com potências até aos 526 cv e opções de bateria variam de 37 kWh a 100 kWh, com autonomia máxima de 705 km com CLTC.

No topo da gama está o M9, com 5,23 metros e comprimento e uma distância entre eixos de 3,11 m, com configurações de cinco ou seis lugares. O M9 de autonomia alargada utiliza um motor de 1,5 litros para carregar uma bateria de 52 kWh, alimentando um sistema de dois motores elétricos com uma potência combinada de 489 cv. Já a versão totalmente elétrica do M9 utiliza dois motores elétricos para uma potência combinada de 523 cv, e dispõe de uma bateria de 100kWh e de tração integral.
Resta saber de que forma os modelos da Huawei vão ser recebidos na Europa, e para quando a chegada ao mercado dos três SUVs elétricos Aito.