A Horse, divisão de motores do grupo Renault, anunciou que a fábrica de Cacia, em Aveiro, Portugal vai dar mais um passo rumo à neutralidade carbónica com a instalação de 11700 painéis solares.
A instalação planeada de dois novos conjuntos de painéis solares vão permitir fornecer aquela unidade de produção da Horse, eletricidade renovável e uma vez concluída a instalação, a energia solar irá permitir reduzir as suas emissões anuais de CO 2 em 3.167 toneladas.
Parte da instalação solar será montada no telhado das instalações e será constituída por 2800 painéis solares que vão permitir produzir o 1,6 MWp. A outra parte do conjunto será instalada no solo e consistirá em 8900 painéis que vão poder gerar 5,0 MWp. Anualmente, a Horse espera produzir 16GWh de eletricidade limpa e sustentável por ano na unidade de produção de Aveiro.
“Este novo parque fotovoltaico permitirá à Horse Aveiro satisfazer até 30% das suas necessidades energéticas com eletricidade verde. Tudo isto faz parte do compromisso mais alargado da marca com a descarbonização da mobilidade, proporcionando um futuro mais sustentável”, disse Raynald Joly, Diretor-Geral da Horse Aveiro.
A instalação do novo parque fotovoltaico na fábrica portuguesa vai durar 14 meses e foi financiada com o apoio de uma subvenção do Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal. No total, os novos painéis fotovoltaicos representam um investimento de €3,5 milhões.
Que notícia excelente! A instalação de 11.700 painéis solares na fábrica da Horse em Aveiro é um grande passo para a sustentabilidade e a redução de emissões de CO2. É inspirador ver empresas como a Horse investindo em energia renovável. Parabéns por essa iniciativa em prol do meio ambiente!