A Horse Powertrain, líder em sistemas de transmissão inovadores e de baixas emissões, anunciou que vai apresentar a sua família Horse C15, uma solução de tecnologias ultracompactas de extensão de autonomia no salão de Munique, que terá lugar na próxima semana.
O sistema Horse C15 integra um motor, um gerador e um inversor numa unidade compacta o suficiente para ser instalada em plataformas de veículos 100% elétricos existentes com pouca ou nenhuma modificação.

Esta solução, segundo a Horse, permite que os fabricantes convertam de forma fácil e eficiente uma plataforma de veículo totalmente elétrico, num veículo elétrico com extensor de autonomia (REEV), permitindo-lhes expandir as suas linhas de produtos para atender à procurado do mercado local.
Com um motor de 1,5 litros e quatro cilindros e um gerador, inversor e pacote de refrigeração integrados, o extensor de autonomia Horse C15 pode ser instalado horizontal ou verticalmente, permitindo que a unidade seja colocada no compartimento dianteiro ou traseiro de um veículo 100% elétrico, proporcionando uma flexibilidade no design do veículo.
O novo sistema estará disponível na versão de aspiração natural para veículos dos segmentos B e C, com uma potência máxima do motor de até 70 kW, bem como para veículos maiores do segmento D e LCV, com a adição de um turbocompressor que permite aumentar a potência até 120 kW. A nova unidade de motorização poderá funcionar com gasolina, etanol e metanol, e combustíveis sintéticos.

Em todas as aplicações, o extensor de autonomia mantém o nível de carga da bateria de alta tensão, que é utilizada para alimentar o motor elétrico do veículo. A utilização do Horse C15, permite reduzir o tamanho da bateria do veículo elétrico, proporcionando poupanças significativas em termos de custos e peso, e reduzindo a pressão sobre a cadeia de abastecimento de minerais críticos, tudo isto sem afetar a autonomia.
Ao contrário, em dois veículos híbridos plug-in (PHEV) e dois veículos híbridos tradicionais (HEV), o motor de combustão de um sistema com extensor de autonomia nunca aciona diretamente as rodas do veículo; em vez disso, o motor opera em sua faixa rotacional mais eficiente, minimizando o consumo de combustível e as emissões, minimizando o ruído e a vibração.
“Veículos elétricos com extensão de autonomia são uma categoria em crescimento em muitos mercados globais. A solução de extensão de autonomia da Horse C15 oferece uma maneira simples e econômica de aproveitar esta oportunidade para adaptar suas plataformas nativas de veículos 100% elétricos à extensão de autonomia. Acreditamos que a demanda por esse tipo de motorização continuará a crescer”, disse Matias Giannini, CEO da Horse Powertrain.