A Hongqi é o mais recente construtor automóvel chinês a bater um recorde mundial, tendo, inclusivamente, garantido o seu lugar nas páginas no Livro dos Recordes do Guinness, graças ao feito alcançado pelo seu novo SUV híbrido plug-in. Como anunciado na rede social X, na conta do FAW Group, proprietário desta marca de luxo, um exemplar do HS6, equipado com uma motorização híbrida plug-in, percorreu 2327,343 km com um único depósito de combustível e uma carga completa da sua bateria.
Com praticamente cinco metros de comprimento, o HS6 está disponível em três versões, todas híbridas plug-in, e equipadas com um motor 1.5 a gasolina de 148 cv e 225 Nm, o qual pode ser conjugado com um motor elétrico dianteiro (para uma potência combinada de 225 cv), ou com um motor elétrico por eixo (tração integral, e potência combinada de 495 cv). Já a bateria pode ter 23,9 kWh ou 39,5 kWh, no caso da variante de tração dianteira, já que a de transmissão integral recorre sempre à de maior capacidade.


O HS6 recordista dispunha da bateria maior e de tração dianteira, a configuração que permite declarar a maior autonomia da gama, 1600 km em modo híbrido, e 240 km em modo elétrico, para um total de 1640 km – amplamente superada neste exercício. O trajeto uniu Shangri-La a Guanzhou, e terá exigido aos condutores de serviço a aplicação de inúmeras técnicas de condução eficiente, uma abordagem conhecida por “hypermiling”. São disso exemplo a condução a baixa velocidade; o evitar a abertura de janelas, assim como a turbulência do ar gerada por veículos precedentes; e, principalmente, conduzir por antecipação, evitando travagens desnecessárias, que obriguem, depois a acelerações para repor o ritmo.









