A Honda anunciou a assinatura de um memorando de entendimento com a tecnológica IBM, para o desenvolvimento conjunto de tecnologias de computação de próxima geração, necessárias para ultrapassar desafios relacionados com a capacidade de processamento, o consumo de energia, e a complexidade de design para a concretização de futuros Veículos Definidos por Software (SDV).
A marca nipónica esclarece que “é esperado que a aplicação de tecnologias de inteligência artificial acelere amplamente em 2030 e em diante, criando novas oportunidades para o desenvolvimento de SDVs”.
Desta forma a Honda e a IBM antecipam que os SDV irão aumentar drasticamente a complexidade do design, o desempenho de processamento e o correspondente consumo de energia dos semicondutores, em comparação com os produtos de mobilidade convencionais.
“Para resolver os desafios previstos e criar SDVs altamente competitivos, é fundamental não só desenvolver capacidades de investigação, como também tecnologias de computação de próxima geração. Com base neste acordo, as duas empresas começam a considerar oportunidades conjuntas de investigação e desenvolvimento a longo prazo”, acrescenta o comunicado da Honda.
Através desta colaboração, as duas empresas querem criar SDVs que apresentem o melhor desempenho de computação e de poupança de energia do mundo.
Recorde-se que a Honda anunciou no início do ano no CES de Las Vegas, que que planeia lançar sete novos modelos elétricos da sua série Honda 0 a nível mundial que vão começar a chegar ao mercado em 2026.