Concebido e produzido pela famosa casa de design italiana Pininfarina, e revelado publicamente em 1984, o revolucionário concept da Honda HP-X, vai voltar a ser apresentado publicamente na 73.ª edição do Pebble Beach Concours d’Elegance, que decorre durante a Monterey Car Week, na Califórnia nos EUA.

O concept que foi sujeito a um intenso trabalho de restauro efetuado pela Pininfarina em Itália, vai ser apresentado no próximo dia 18, naquela que é a primeira participação de um veículo japonês no Pebble Beach Concours em mais de 50 anos.
O lendário Honda HP-X, concept que esteve na base do desenvolvimento da primeira geração do superdesportivo NSX foi a estrela do Salão Automóvel de Turim de 1984, com ao seu design em forma de cunha, que contribuía para uma aerodinâmica avançada, que incluía ainda “efeitos de solo” e soluções de arrefecimento inovadoras para o seu motor V6 DOHC de 2,0 litros e 24 válvulas montado ao centro, baseado no motor de corrida Honda F2.

O concept não tem portas e, em vez disso, apresenta uma capota de Pespex amovível de peça única, ao estilo de um avião a jato. A parte de trás da capota estende-se numa estrutura com duas funções principais: melhorar o aspeto aerodinâmico do carro e servir de travão pneumático controlado pelo condutor.

Além disso, com o HP-X a Honda explorou a utilização avançada de materiais alternativos, incluindo painéis alveolares, fibra de carbono e Kevlar para reduzir o peso e melhorar a performance.

“O Honda HP-X é um exemplo ideal da capacidade única da Pininfarina de apresentar ideias inovadoras através de concept cars que definem tendências futuras”, afirmou Felix Kilbertus, diretor criativo na Pininfarina. “O HP-X não entrou em produção, mas a sua influência nos modelos Honda subsequentes e no panorama automóvel em geral é inegável. É um testemunho do espírito inovador da Honda e da Pininfarina, inspirando futuros desenvolvimentos na indústria automóvel.”