A Honda já anunciou o fim de linha para o icónico Civic Type R na Europa, e para assinalar o final do modelo desportivo lançou a nova edição “Ultimate Edition”, limitada a 40 unidades.
O fim do Civic Type R na Europa é motivado pelas novas regulamentações de emissões poluentes, que devem entrar em vigor em janeiro de 2026.
No entanto, em entrevista ao “AutoExpress”, o líder do projeto Honda Prelude, Tomoyuki Yamagami, deixou a porta aberta para que o futuro do Type R possa passar por uma por modelo elétrico, deixando claro que o Type R pode ser qualquer coisa que o “mercado exija“, acrescentando que o emblema Type R “não depende de uma motorização turbo“.
Segundo Yamagami, o emblema do Type R visa maximizar os atributos dinâmicos do automóvel. No entanto, uma versão do modelo desportivo 100% elétrica provavelmente ainda levará anos para ser lançado.
A reforçar a posição de Yamagami está um mercado de veículos elétricos de alto desempenho que lentamente começa a dar sinais de emergir, com a Hyundai a ser a primeira marca a provar que é possível fabricar veículos elétricos rápidos e envolventes com o Ioniq 5 N ou o Alpine A290.
Recorde-se que a Honda tem previsto para 2026 o lançamento de dois novos modelos elétricos, um sedan e um SUV, que têm como base os concept da Série 0, e até ao momento não confirmou planos para um modelo mais desportivo com a sigla Type R.