A Honda prepara-se, mesmo, para produzir a gama apresentada, recentemente, no Auto Salon de Tóquio, pela sua divisão de competição HRC (acrónimo de Honda Racing Corporation). Entre as novidades encontrava-se o protótipo Civic Type R HRC Concept, que aproxima ainda mais as versões de estrada e de competição do familiar compacto da marca nipónica.
A notícia surgiu quase em simultâneo com a apresentação da unidade de potência híbrida (o sistema mantém o 1.6-V6 Turbo, mas ainda mais eletrificado) para os monolugares com que a Aston Martin competirá na edição deste ano do Campeonato do Mundo de Fórmula 1. A Honda destaca a importância de desenvolver tecnologias novas para aplicação em modelos de produção, por forma a aproximar dois mundos que apaixonam milhões de pessoas em todo o mundo.
No certame realizado na capital japonesa, a Honda apresentou dois protótipos, um baseado no Civic Type R, outro no Prelude da nova geração, ambos equipados com kits estéticos diferenciados, e capazes de oferecer prestações mais extremas do que os modelos de série. Desconhece-se o que o HRC prepara, mas sabe-se que a marca está a testar um novo motor, o HRC-K20C, que utiliza nas corridas de resistência do Super Taikyu, no Japão, para otimizar a fiabilidade e a performances. Em 2025, numa dessas provas, no circuito de Fuji, o Civic Type R HRC Concept melhorou o recorde da volta na categoria experimental (dedicada, precisamente, a experiências com novidades tecnológicas), e atingiu 271 km/h de velocidade máxima.
Ao introduzir modelos com especificações HRC, a Honda pretende alcançar um maior número de potenciais clientes, nomeadamente entre os adeptos da condução desportivo. Além disso, a marca entende o desporto como uma “escola” para o desenvolvimento de recursos humanos, e de competências técnicas e tecnológicas.











