Herta tem sido consistentemente rápido durante todo o fim de semana e garantiu sua 16ª pole position na carreira. Na tarde de sábado, a sessão de classificação por eliminação se mostrou bastante desafiadora para os 27 pilotos da NTT IndyCar Series. A combinação de uma pista irregular, paredes de concreto e tráfego intenso tornou uma das sessões de classificação mais difíceis do ano. No entanto, Herta conseguiu superar todos esses obstáculos e colocou seu Honda da Andretti Global na pole position pela primeira vez este ano. Com um tempo de volta de 1:00.5475, ele superou todos os outros na pista.
Garantindo a segunda posição nos tempos, estava Alex Palou, que tem tido um bom desempenho há mais de um ano. Josef Newgarden e Scott McLaughlin formarão a segunda fila, mostrando a ameaça que a equipe Penske representa em todas as corridas. Scott Dixon, apesar de conquistar a quinta posição de largada, foi um dos cinco pilotos que quebraram o recorde de volta do ano passado durante o dia. Kyle Kirkwood completou o Top 6, mas sua última volta acabou sendo muito agressiva, fazendo com que ele saísse da pista. Ele precisou da ajuda da equipe de segurança AMR para reiniciar e voltar aos boxes.
Embora Theo Pourchaire tenha tido uma classificação impressionante, não foi o suficiente para avançar para o Top 6. Ele foi eliminado quando o tempo acabou e partirá da sétima posição. Pato O’Ward, companheiro de equipe de Pourchaire na Arrow McLaren, enfrentou frustração na segunda rodada, pois saiu da pista e parou enquanto se preparava para uma volta rápida. Apesar de seus esforços para manter sua posição na pista, os freios superaquecidos o impediram de obter um resultado melhor, e ele ficou em 12º lugar. Alexander Rossi, o terceiro membro da equipe Arrow McLaren, teve uma sessão desafiadora e não conseguiu acompanhar o ritmo de seus companheiros de equipe. Ele foi eliminado na primeira rodada e partirá da 17ª posição.
Havia preocupações de que Scott Dixon pudesse receber uma penalidade na primeira rodada por bloquear, mas o controle da corrida determinou que simplesmente não havia espaço suficiente na pista para qualquer ação ser tomada. Como resultado, Graham Rahal também se viu eliminado na primeira rodada e garantiu a 14ª posição de largada, sem levar em conta sua penalidade por uma troca de motor. Romain Grosjean se aproximou furiosamente da área dos boxes de Santino Ferrucci após sair de seu carro, acreditando que havia sido bloqueado. No entanto, o controle da corrida mais uma vez optou por não intervir, poupando Ferrucci de um segundo incidente na pista em um único dia.
A manhã de domingo contará com uma breve sessão de aquecimento, seguida pelo Grande Prêmio de Detroit de 100 voltas ao meio-dia.