Herta teve apenas uma volta ininterrupta, mas ele fez valer a pena. Foto: Kevin Dejewski
A IndyCar foi para as ruas do centro de Detroit na manhã de sábado para a segunda sessão de treinos do fim de semana, e foi um evento movimentado.
Um total de 27 pilotos foram para o percurso de 1,645 milhas na tentativa de completar o maior número de voltas possível, mas devido ao trânsito intenso, poucos conseguiram fazer uma volta limpa.
Colton Herta conseguiu completar uma única volta sem interrupções de outros pilotos, e ele conseguiu voar para o topo das tabelas de tempos.
Ele terminou sua volta em 1:01.5726, dois décimos de segundo mais rápido do que sua corrida na sexta-feira e muito próximo da volta mais rápida do ano passado.
Seu companheiro de equipe Kyle Kirkwood, da Andretti Global, garantiu o segundo tempo mais rápido, seguido por Alex Palou em terceiro lugar.
Kirkwood se envolveu em um incidente na pista de pit lane no final da sessão, quando ele e Santino Ferrucci discordaram de seu comportamento na pista durante a sessão de treinos.
Os dois pilotos se tocaram enquanto disputavam posição em uma fila de carros na Curva 5, todos procurando uma seção limpa da pista.
Após retornarem às suas boxes, Kirkwood abordou Ferrucci para discutir o incidente e foi imediatamente empurrado por este último.
Embora tenham sido separados, insultos foram trocados por toda a área de pits.
Ambos os pilotos se culparam em entrevistas televisivas e tiveram opiniões pouco favoráveis sobre os padrões de direção um do outro, não se limitando apenas a este fim de semana.
Ferrucci terminou a sessão de treinos de sábado em 20º lugar em seu AJ Foyt Racing Chevy, 17 posições atrás de Kirkwood, e parecia estar mais afetado pela situação.
Em quarto lugar ficou Theo Pourchaire, que agora garantiu seu lugar pelo resto da temporada, e fechando o top cinco estava Agustin Canapino.
Pourchaire teve um fim infeliz na sessão da manhã, pois ele bateu seu #6 Arrow McLaren Chevy nas barreiras de pneus, causando danos em sua asa dianteira.
Houve apenas uma interrupção durante a sessão para Pourchaire, mas vários pilotos calcularam mal uma das poucas zonas de frenagem desafiadoras da pista.
A maioria conseguiu se recuperar e continuar, mas alguns precisaram de ajuda da equipe de segurança da AMR para reiniciar seus motores.
O controle da corrida decidiu implementar bandeiras amarelas locais para todos esses incidentes, garantindo que a sessão continuasse sem interrupções.
As equipes agora têm um curto período de tempo para fazer ajustes finais e preparar seus carros para uma sessão de qualificação eliminatória, marcada para 12:15 PM Eastern Time.