Grant Enfinger teve uma performance estelar diante do seu público em Talladega Superspeedway, conquistando a bandeira quadriculada na corrida de playoff da Love’s RV Stop 225 da NASCAR Craftsman Truck Series na sexta-feira. Esta marca é a segunda vitória da carreira do nativo do Alabama na famosa superspeedway e, sem dúvida, a mais crucial da sua carreira, pois garante-lhe um lugar na corrida do campeonato da final da temporada em Phoenix no próximo mês.
Enfinger, ao volante do No. 9 CR7 Motorsports Chevrolet, dominou a corrida, liderando 34 das 85 voltas, o melhor desempenho da corrida. Ele assegurou a vitória após uma bandeira amarela que terminou a corrida na volta final, acrescentando ao seu impressionante currículo na NASCAR com a sua 11ª vitória na carreira. Esta vitória também representa a primeira para a sua equipa esta temporada.
“Sabíamos que as coisas iam ficar complicadas,” disse Enfinger, refletindo sobre a corrida de alto risco. “Não tomámos todas as decisões certas hoje, mas o nosso Champion Power Equipment Chevy foi rápido o suficiente para conseguir a vitória. Não há nada como ganhar na sua pista de casa, especialmente com a minha família aqui.”
Com esta vitória monumental, Enfinger não só celebra um triunfo em solo natal, mas também garante o seu lugar para competir pelo campeonato da NASCAR Craftsman Truck Series em Phoenix no 8 de novembro, marcando a terceira vez na sua carreira que lutará pelo título.
A corrida foi tão caótica como sempre na pista de Talladega, com 2.66 milhas, conhecida pelos seus finais dramáticos. Nas voltas finais, Enfinger conseguiu afastar o colega piloto dos playoffs Taylor Gray da Tricon Garage para conquistar a vitória sob bandeira amarela. A bandeira amarela foi exibida após Daniel Dye e Tyler Ankrum colidirem pouco antes da linha de chegada, causando um acidente com múltiplos camiões. Dye conseguiu deslizar pela linha em terceiro, enquanto Rajah Caruth, também um concorrente dos playoffs, terminou em quarto. Lawless Alan obteve o melhor resultado da sua carreira, terminando em quinto lugar.
O restante do top 10 foi completado por Christian Eckes, Ryan Reed, Stefan Parsons, Bret Holmes e Spencer Boyd.
Corey Heim e Ty Majeski, ambos pilotos dos playoffs, terminaram em 11.º e 12.º lugares, respetivamente, com Majeski a expressar frustração devido a uma má decisão durante a Fase 2 que lhe custou pontos valiosos.
Nick Sanchez, que liderou 10 voltas, teve uma corrida difícil e terminou em 22.º lugar após estar envolvido em múltiplos incidentes. Um erro no último reinício levou a NASCAR a chamar Sanchez para a box para uma verificação de equipamento, prejudicando as suas hipóteses de um bom resultado.
Esta corrida marcou a primeira vez em nove corridas de playoffs em Talladega que um piloto dos playoffs levou para casa a vitória, e para Enfinger, foi uma doce redenção após a sua vitória em Talladega em 2016, quando não era elegível para os playoffs.
“Agora podemos concentrar-nos em Phoenix,” disse Enfinger após a corrida. “Isso é uma grande vantagem. Não temos que nos preocupar com pontos nas próximas duas corridas, mas ainda temos muito trabalho pela frente para nos prepararmos para o campeonato.”
Com duas corridas restantes na Ronda de 8, a batalha dos playoffs está a aquecer. Heim detém uma ligeira vantagem sobre Eckes, com apenas um ponto de diferença. Majeski está 25 pontos atrás, mas apenas cinco pontos à frente de Caruth. Taylor Gray, Sanchez e Ankrum estão todos ao alcance, precisando de uma vitória para garantir a sua própria oportunidade no campeonato.
A próxima corrida dos playoffs terá lugar no Homestead-Miami Speedway no dia 26 de Outubro. O vencedor da corrida anterior, Carson Hocevar, estará à procura de repetir o seu sucesso na pista de 1.5 milhas, mas todos os olhos estarão nos concorrentes dos playoffs a lutar por uma vaga no campeonato.