De acordo com relatórios, Christian Horner teria perdido o apoio de Mark Mateschitz, filho do falecido co-fundador da Red Bull, Dietrich Mateschitz. A situação em torno de Horner se tornou um tópico de discussão no GP do Bahrain. O britânico de 50 anos foi acusado de comportamento inadequado por uma funcionária da Red Bull, mas foi inocentado de todas as acusações. No entanto, ele enfrentou escrutínio novamente após um suposto vazamento de evidências. Agora, parece que figuras influentes, incluindo Mark Mateschitz, podem estar considerando remover Horner de seu cargo.
Dr. Helmut Marko, o Consultor de Motorsport da Red Bull, tinha uma relação próxima com Dietrich Mateschitz. Houve rumores de tensões entre Marko e Horner no ano passado, mas ambos negaram tais especulações. Segundo o Daily Mail, o octogenário Marko e o filho de Dietrich Mateschitz agora estão buscando demitir Horner como chefe da equipe em meio às alegações em curso.
Mark Mateschitz supostamente queria afastar Horner antes mesmo que a investigação fosse concluída. No entanto, Horner recebeu o apoio do proprietário majoritário da Red Bull, Chalerm Yoovidhya, o que permitiu que ele continuasse com suas responsabilidades em Milton Keynes.
O Diretor Executivo da Red Bull, Oliver Mintzlaff, que é cogitado como um possível substituto para Horner, concorda com Marko e Mateschitz, segundo relatos. O Daily Mail afirma que Mintzlaff considera Horner “muito caro e muito sênior”.
Além disso, Mintzlaff pode estar considerando centralizar a tomada de decisões da Red Bull na Áustria. Isso alteraria a estrutura atual, onde Horner tem influência significativa em várias organizações, incluindo a Red Bull Power Trains e a Red Bull Advanced Technologies. No entanto, não houve confirmação oficial dessas alegações por parte de Milton Keynes.
Horner permanece em seu cargo como Chefe da Equipe da Red Bull no momento. No entanto, o suposto vazamento de evidências provocou discussões entre a F1 e a FIA sobre a situação envolvendo o britânico de 50 anos. O Presidente da FIA expressou preocupação de que o caso de Horner estivesse impactando negativamente o esporte em um nível pessoal.
Além disso, Horner estaria enfrentando dificuldades em seu casamento com Geri Halliwell, ex-integrante das Spice Girls. A situação está tão tensa que Halliwell pode até escolher pular o GP do Bahrain e possivelmente encerrar seu relacionamento com o marido. Vale ressaltar, no entanto, que Halliwell não comentou sobre o suposto vazamento de evidências. Anteriormente, a britânica de 51 anos havia mostrado apoio inabalável a Christian Horner, mas as circunstâncias aparentemente mudaram.
Indubitavelmente, Christian Horner enfrentará inúmeras controvérsias nos próximos dias. O britânico optou por não abordar especulações anônimas sobre o suposto vazamento de evidências. No entanto, é evidente que o britânico de 50 anos provavelmente será compelido a fornecer respostas ao público em um futuro próximo.