Helmut Marko moderou as expectativas dos fãs da Red Bull antes do Grande Prémio do Brasil, sugerindo que o circuito de Interlagos pode não ser favorável ao seu RB20, enquanto Max Verstappen procura recuperar terreno no campeonato de pilotos. O fim de semana desafiador de Verstappen no México viu-o ser penalizado várias vezes e terminar em P6, perdendo pontos valiosos para o rival pelo título, Lando Norris. Apesar de uma vantagem de 47 pontos, Verstappen estará a tentar reafirmar a sua dominância, embora Marko avise que o traçado do Brasil pode limitar o seu potencial.
“Vai ser certamente muito difícil,” explicou Marko. “O circuito no Brasil tem curvas muito lentas, e isso também será um verdadeiro problema para nós.” Ele apontou para o Qatar como um local mais forte para a Red Bull, insinuando que podem ter de esperar até lá por uma melhor oportunidade de vitória.
Enquanto Verstappen conseguiu completar a corrida no México, o outro piloto da Red Bull teve uma saída muito mais curta, colidindo com outro carro na primeira curva. Este incidente ocorreu após uma corrida dececionante em Austin, onde ele rodou e ficou de fora dos pontos, aumentando a pressão sobre a sua candidatura a um potencial lugar na Red Bull. “Pensávamos que ele tinha estabilizado,” disse Marko. “Mas agora, quando a pressão vem de Lawson, está a começar a fazer-se sentir.”
Estas lutas recentes colocam o piloto japonês numa situação difícil, enquanto o neozelandês Liam Lawson continua a impressionar, posicionando-se como um potencial candidato a um lugar na Red Bull no futuro.
À medida que a Red Bull se dirige ao Brasil, a equipa precisará de gerir as expectativas, concentrando-se em reunir o maior número possível de pontos. Com apenas uma breve pausa antes de mais uma série de três corridas que encerram a temporada, os engenheiros terão pouco tempo para abordar as dificuldades do RB20. Os fãs podem esperar que Verstappen dê o seu melhor, mas a equipa da Red Bull pode precisar de tirar o máximo proveito dos futuros circuitos para garantir o campeonato em circunstâncias desafiadoras.