O conselheiro da Red Bull, Helmut Marko, expressou opiniões fortes sobre o processo de tomada de decisão da Sauber relativamente à sua formação para a Fórmula 1 de 2025, argumentando que seria “incompreensível” para a equipa escolher Valtteri Bottas em vez de Mick Schumacher.
A Sauber, que se transformará na equipa oficial da Audi até 2026, tem o último lugar vago fora do estábulo de pilotos da Red Bull. Com Nico Hülkenberg confirmado para um dos lugares, a equipa enfrenta uma escolha entre outro piloto experiente ou arriscar em um talento mais jovem. A decisão está a chamar a atenção, uma vez que Schumacher, atualmente piloto reserva da Mercedes, procura um regresso à grelha da F1 depois de ter sido dispensado pela Haas no final de 2022.
Enquanto nomes como Franco Colapinto e Gabriel Bortoleto estão a ser considerados para o segundo lugar da Sauber, Marko acredita firmemente que Schumacher merece uma nova oportunidade no desporto, especialmente uma vez que a Sauber terá pouca pressão para ter um bom desempenho na próxima temporada.
Marko disse à Sport.de: “Acho que o carro da Audi definitivamente não será um carro vencedor no próximo ano. Isso significa que não haverá pressão para a Audi ou para os seus pilotos. Seria uma boa comparação com Nico Hülkenberg. Se o desempenho não for o adequado, pode sempre substituí-lo para 2026.”
Rumores sugerem que a Sauber está inclinada a oferecer a Bottas uma extensão de curto prazo, mas Marko sustenta que optar pelo finlandês em vez de Schumacher seria uma oportunidade perdida. Bottas, que se juntou à Sauber após deixar a Mercedes em 2021, tem lutado para encontrar a sua forma nas últimas temporadas.
Marko foi claro na sua crítica, afirmando: “Se a situação é realmente que Valtteri Bottas tem a oportunidade, então tudo isso é ainda mais incompreensível para mim.”
Schumacher, que encontrou um lugar no Campeonato Mundial de Resistência (WEC) com a Alpine enquanto serve como piloto reserva da Mercedes, pode ver as suas esperanças de regressar à F1 desvanecerem-se se perder a oportunidade de conduzir para a Sauber. Marko acredita que esta pode ser a última oportunidade de Schumacher para um regresso a tempo inteiro à F1.
“Acho que a história da Fórmula 1 está realmente terminada para Schumacher se ele não conseguir esse lugar na Audi,” acrescentou Marko. “Então ele terá de se concentrar nas corridas de longa distância no WEC, onde já foi muito bem-sucedido. Se ele quiser permanecer no automobilismo, terá de encontrar algo que goste, mas onde também tenha uma oportunidade de vencer.”
Apesar da incerteza, Schumacher mantém-se esperançoso, afirmando numa entrevista à Autosport, “O que quer que aconteça para o futuro, será decidido em algum momento ainda este ano, espero. Mas definitivamente a esperança é a Fórmula 1, porque foi isso que sonhei desde pequeno, mas definitivamente é ótimo estar no WEC.”
Com a decisão da Sauber a aproximar-se, o futuro de Schumacher na Fórmula 1 está em suspenso.