O conselheiro sénior da Red Bull, Helmut Marko, partilhou a sua opinião sobre a batalha em curso pelo campeonato de pilotos de Fórmula 1 de 2024 entre Lando Norris da McLaren e Max Verstappen da Red Bull. Embora Norris tenha surgido como um forte candidato esta temporada, Marko acredita que o jovem britânico carece da estabilidade mental necessária para dominar um campeonato da mesma forma que Verstappen o faz.
Norris teve uma temporada de grande sucesso, garantindo a sua primeira vitória em Miami e somando três vitórias e 11 pódios ao seu registo. Apesar disso, Marko mantém-se confiante de que Verstappen irá conquistar o título, citando a fortaleza mental do holandês como um fator decisivo.
“Ele é o melhor, é o mais rápido e, acima de tudo, tem a força mental para, teoricamente, lutar pelo campeonato do mundo mais do que Charles Leclerc e Lando Norris,” disse Marko. “Sabemos que Norris tem algumas fraquezas mentais. Li sobre alguns dos rituais que ele precisa fazer para ter um bom desempenho no dia da corrida.”
Com seis corridas restantes na temporada, Norris está a 52 pontos de Verstappen. Apesar da impressionante forma da McLaren este ano, os comentários de Marko destacam a sua crença de que Norris pode ter dificuldades em manter a resistência mental necessária para vencer um campeonato.
Entretanto, o diretor da equipa McLaren, Andrea Stella, minimizou quaisquer expectativas imediatas de que a equipa possa garantir um título esta temporada, apesar de liderar o Campeonato de Construtores por 41 pontos. Stella enfatizou a importância de continuar a melhorar o MCL38 para se manter à frente da concorrência, alertando que se a equipa não mantiver o seu ímpeto, os rivais irão reduzir a diferença.
“Isso não muda a nossa atitude,” afirmou Stella. “Somos pessoas com os pés bem assentes no chão. Vamos manter os pés no chão e tentar realmente adicionar cada vez mais velocidade ao carro porque queremos permanecer nesta posição privilegiada. Mas se não melhorarmos, os outros vão ultrapassar-nos.”
A performance consistente da McLaren aproximou-os de um potencial triunfo histórico, mas com a resiliência de Verstappen e o apoio da Red Bull, Norris terá de provar que tem tanto a velocidade como a força mental para lutar pelo seu primeiro título de Fórmula 1.