Para a empresa portuguesa Hellonext, acelerar a velocidade dos carregamentos de veículos elétricos, para tempos aproximados aos do abastecimento de um automóvel a gasolina ou a gasóleo, é fundamental para também acelerar a marcha da eletrificação e facilitar a aceitação da tecnologia.
Neste contexto, desenvolveu um carregador compacto ultrarrápido, com uma capacidade de até 480 kW, um dos mais potentes do mundo. O H2 480 foi revelado por esta empresa do Grupo Petrotec no Salão EV de Londres, no Reino Unido, anunciando a capacidade de recuperar de 0-80% da carga de uma bateria em cerca de dez minutos, desde que o veículo admita essa potência de carregamento. Atualmente, só o Rimac Nevera pode, supostamente ser carregado, com até 500 kW; o Hyundai Ioniq 6 e o Kia EV9 dispõem de um sistema elétrico de 800 V, admitindo carga até 350 kW; o mesmo que acontece com o Porsche Taycan.
O supercarregador disponibiliza potências de carregamento entre os 240 kW e os 480 kW, através de módulos internos de 40 kW, e permite o carregamento de até quatro veículos em simultâneo, com um controlo dinâmico da potência em cada conector. Tecnicamente, a empresa lusa destaca, ainda, que a interação com o utilizador é intuitiva, assegura por quatro ecrãs – um tátil, de 21,5”, e um comando, com de 7”, cada par colocado em cada uma das duas faces do equipamento. Os cabos de 300 A têm refrigeração a ar (ou líquida, caso se empreguem, opcionalmente, cabos de 500ª ).
Já as atualizações de software e o controlo de estado do equipamento podem ser feitas remotamente, via Wi-Fi, Ehternet ou 4G, assim como a própria gestão dos conteúdos multimédia para publicidade. Os padrões de segurança do H2 480 são os mais rigorosos do setor, recebendo as certificações IK 10 (grau de resistência a impactos) e IP 55 (nível de proteção contra a entrada de resíduos e humidade).