Lewis Hamilton iniciou a sua primeira temporada com a Ferrari sentindo uma renovada energia e propósito, com muitos dos seus rivais a esperarem que o sete vezes Campeão do Mundo desafie pelo Campeonato de Fórmula 1 de 2025—se o carro corresponder às expectativas.
Após um difícil capítulo final com a Mercedes, onde lutou por vezes com a forma e viu a equipa a enfrentar flutuações de desempenho, Hamilton fez a ousada mudança para a Ferrari em Janeiro de 2025. No evento de lançamento da temporada F1 75 em Londres, ficou claro que este novo capítulo revitalizou o lendário piloto. A sua recepção por parte do público foi a melhor da noite, alimentando ainda mais a crença de que ele está pronto para um novo desafio.
Quando questionado sobre como se sentia, Hamilton respondeu entusiasticamente: “A palavra que me vem à mente é ‘revitalizado.’ Sinto-me tão cheio de vida e com tanta energia porque tudo é novo. Estou tão focado no que está por vir e estou tão orgulhoso de fazer parte da equipa. É algo novo e emocionante para mim.”
A excitação de Hamilton por se juntar à Ferrari ecoa ao longo das suas primeiras semanas com a equipa, e é evidente que ele está ansioso por tirar o máximo proveito deste novo começo. “Eu sabia que precisava de algo novo. Sabia que precisava deste novo desafio. Acho que quando cheguei aqui, percebi o quanto precisava disso e como tem sido ótimo,” explicou Hamilton. “Estou literalmente a andar com um sorriso tão grande no rosto todos os dias que venho trabalhar—é muito… revitalizante.”
Uma Abordagem Realista em Meio a Novos Desafios
Apesar do seu espírito rejuvenescido, Hamilton é realista quanto aos desafios que se avizinham. Reconheceu a íngreme curva de aprendizagem que vem com a entrada numa nova equipa, a adaptação a um novo ambiente e a familiarização com as características únicas do carro e do motor da Ferrari. “Temos uma curva de aprendizagem tão íngreme,” admitiu Hamilton. “É tão difícil como eu previa.”
Não obstante, o sentido de excitação e otimismo que Hamilton traz à Scuderia é palpável, e após terminar a sua carreira na Mercedes de forma negativa, a sua nova perspetiva é algo que não passou despercebido pelos seus concorrentes.
Rivais Esperam que Hamilton Seja uma Ameaça ao Campeonato
Christian Horner, o chefe de equipa da Red Bull, foi rápido a reconhecer o potencial de Hamilton no seu novo ambiente. “Se ele começar bem, e conseguir que a equipa o apoie e encontrar a sua confiança, ele aproveita essa energia, então eu consigo vê-lo a tornar-se um verdadeiro concorrente neste campeonato,” disse Horner. “Todos nós sabemos do que Lewis é capaz e se ele estiver reenergizado num ambiente diferente, absolutamente que acho que ele pode ser um fator real este ano.”
Max Verstappen, que tem sido um feroz concorrente de Hamilton, particularmente em 2021, ecoou o sentimento. “Todos nós sabemos quão bom Lewis é. Não há debate sobre isso, certo? Tudo depende do carro.”
Da mesma forma, o CEO da McLaren Racing, Zak Brown, cujo equipa derrotou por pouco a Ferrari pelo Campeonato de Construtores de 2024, também acredita que Hamilton é uma séria ameaça para o título de 2025. “Estou definitivamente a antecipar que Lewis será um candidato ao campeonato,” disse Brown.
À medida que Hamilton continua a adaptar-se ao seu novo papel na Ferrari, todos os olhos estarão no seu progresso e se este novo ambiente pode reavivar o seu potencial para vencer campeonatos. Se a Ferrari conseguir fornecer um carro competitivo, Hamilton poderá muito bem lutar por um oitavo Campeonato do Mundo.