Lewis Hamilton liderou a primeira sessão de treinos para o Grande Prêmio de Mônaco, com o piloto da Sauber, Zhou Guanyu, causando uma bandeira vermelha quando colidiu com o muro e espalhou detritos. Zhou perdeu o controle de seu carro na primeira curva, causando danos em sua asa dianteira e espalhando detritos pela pista. O piloto da Ferrari, Charles Leclerc, foi o próximo a passar e sofreu danos mínimos em seu assoalho depois de passar por cima de uma peça do carro da Sauber. A sessão foi retomada com Hamilton ainda na liderança, seguido de perto pelo piloto da McLaren, Oscar Piastri.
A Mercedes teve um bom começo de semana, com George Russell conquistando o terceiro melhor tempo, logo atrás de Hamilton e Piastri. A equipe trouxe atualizações específicas para o circuito de Mônaco, incluindo uma asa traseira modificada, asa traseira, assoalho e asa dianteira. A McLaren era esperada como uma forte concorrente, com Lando Norris marcando o quarto melhor tempo. Leclerc, apesar de seu incidente anterior, conseguiu retornar à pista e marcar o quinto melhor tempo sem usar os pneus macios. Seu companheiro de equipe, Carlos Sainz, terminou em 10º lugar.
No entanto, a Red Bull enfrentou dificuldades durante a sessão. Max Verstappen e Sergio Perez tiveram problemas e não conseguiram ficar entre os 10 primeiros. Verstappen reclamou que o carro estava instável e solto nas imperfeições da pista, enquanto Perez teve problemas de tração e até mesmo furou um pneu. A Aston Martin teve uma sessão melhor, com Fernando Alonso e Lance Stroll conquistando o sexto e sétimo lugar, respectivamente. Ambos os pilotos marcaram seus tempos com pneus macios. Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo também entraram no top 10.
Os pilotos da Sauber, Haas e Williams ocuparam a metade inferior da classificação, com Valtteri Bottas liderando esse grupo. Esteban Ocon, que conquistou um pódio em Mônaco no ano passado, teve um começo lento este ano, terminando em 18º lugar. Ele reclamou que a dianteira do carro estava quicando nas curvas. Seu companheiro de equipe, Pierre Gasly, teve uma sessão ainda mais desafiadora, enfrentando problemas na unidade de potência e terminando no final da tabela de tempos.