O Grupo Chery, gigante chinês que iniciou sua expansão na União Europeia com as marcas Omoda e Jaecoo, em Espanha, acaba de anunciar os seus novos planos de expansão no mercado europeu.
A Jaecoo é uma das marcas mais recentes do Grupo Chery Automobile. Chegou à Europa em 2024 em conjunto com a sua marca-irmã, a Omoda, tendo sido criada em 2023 como uma divisão orientada para um estilo de vida mais ativo.
A aposta do Grupo Chery passa por expansão para dois dos maiores mercados da União Europeia, Alemanha e França, a que se junta o mercado dos Países Baixos.
A chegada a estes três novos mercados vai acontecer a partir de setembro, com as duas marcas do grupo chinês a chegarem aos Paises Baixos no mês de setembro, enquanto a entrada no mais importante mercado da Europa, a Alemanha, vai acontecer apenas em outubro, após a apresentação no Salão de Munique. Já o mercado francês vai receber os modelos da Omoda e Jaecoo, antes do final do ano.
A confirmação dos planos de expansão europeia do Grupo Chery foi feita por Jeff Zhang, CEO da Chery para a região europeia, durante uma entrevista ao “Motor1”.
Recorde-se que a Omoda conta atualmente no mercado espanhol com o Omoda 5 que oferece duas motorizações, uma a gasolina e outra 100% elétrica. O Omoda 9, um SUV híbrido com 537 cv, e em breve vai passar a disponibilizar o Omoda 3 e o Omoda 7.
Já a gama Jaecoo é composta pelo 5 que oferece duas versões, uma a gasolina e outra totalmente elétrica a que se juntam o Jaecoo 7 e 8, dois modelos híbridos plug-in.
Apesar de não ter importador ainda definido para Portugal, é provável que a Jaecoo e a Omoda venham a chegar mercado nacional até ao final de 2025.